Distribuição gratuita de camisinhas conta com novos modelos
Ação do Ministério da Saúde busca reforçar o uso de preservativos
O Ministério da Saúde informa a distribuição de dois novos modelos de camisinhas masculinas gratuitas, o Sensi e o Tex. A ação faz parte de um plano de mobilização de saúde pública para aumentar a adesão do uso de preservativos, gerando a prevenção de uma gravidez indesejada e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). A nova linha promete uma maior sensibilidade e texturização, reforçando que o prazer e a proteção podem e devem andar juntos.
A linha da Sensi conta com uma camada mais fina, oferecendo uma maior sensibilidade, conforto e contato para quem a usa, enquanto a Tex é texturizada, possuindo relevo, com objetivo de oferecer uma experiência inovadora. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) contam com a distribuição gratuita de preservativos, e durante o carnaval haverá a opção destes novos modelos, com embalagens modernas e oferecendo a mesma segurança e eficácia das linhas tradicionais. Para realizar a retirada de camisinhas nas UBSs não é necessário apresentar documentos ou agendamento.
O Carnaval é um momento de cultura e diversão, mas durante este período há um aumento sazonal nos casos de ISTs devido ao maior número de relações desprotegidas. Lembrando que é possível cair na folia com proteção, além de buscar preservativos gratuitos, é possível visitar uma UBS para a realização de testes rápidos, sendo importante fazê-los regularmente a cada seis meses.
Além disso, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Secretaria Municipal de Saúde fornece um atendimento gratuito, via Sistema Único de Saúde (SUS), realizando a Profilaxia Pré-exposição ao HIV (PrEP), indicado para pessoas com maior risco de infecção, Profilaxia Pós-exposição (PEP), em casos de exposição de sexo sem camisinha, violência sexual ou acidentes, testes rápidos e orientações sobre ISTs. O CTA está localizado no Centro de Especialidades, à rua Voluntários da Pátria, 1428, sala 407.
A PrEP pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 13 às 17:30, no CTA, e o contato pode ser feito através do TelePrEP Pel (53) 99162-0416. Já a PEP pode ser realizada tanto no CTA quanto em Unidades de Pronto Atendimento e Prontos Socorros, em até 72h após a exposição.
Imagem de capa: Caroline Morais/MS