ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Drive-thru: mais de 1,6 mil idosos são vacinados nesta segunda-feira

Nesta terça (30), o público-alvo é o grupo com 70 anos ou mais. A partir de quarta-feira (31), a vacinação chega nas escolas municipais espalhadas pelos bairros

Por Marina Amaral 29-03-2021 | 17:35:07

"A gente vê a luz no fim do túnel”. Foi assim que a professora aposentada Maria das Graças descreveu o momento que recebeu a 1ª dose da vacina contra a Covid-19. Prestes a completar 72 anos, ela considerou a hora - tão esperada desde o início da pandemia - o seu presente de aniversário, e declarou ter esperança que todos tenham oportunidade de se proteger com as duas doses. Nesta segunda-feira (29), 1.659 idosos com 71 anos ou mais foram imunizados no drive-thru da vacinação. Desde sábado (27), a Prefeitura de Pelotas garantiu a proteção de 4.604 pessoas nos pavilhões do Centro de Eventos.

Dentre os contemplados, nesta segunda-feira, estava Maria Trzeciak de 71 anos mãe do deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB). Eles chegaram ao local por volta das 9h30min e, às 11h30min, já estavam liberados, devido à rapidez oferecida pelo sistema. “Só elogios para a organização da vacinação”, destacou o parlamentar.

Maria Trzeciak foi uma das vacinadas nesta segunda-feira (29) - Fotos: Divulgação

Karina Nunes fotografou, animada, seu pai Eloete Nunes, 71anos, recebendo a aplicação. Ela lembrou do medo sentido por ambos, quando ele estava internado por complicações de saúde, e vários colegas se infectaram com o coronavírus: "Passamos sufoco, mas agora estamos aliviados”.

Paulo Ferreira, 72 anos, que foi imunizado no drive-thru de domingo (28), levou a esposa Velma nesta segunda-feira. “A estrutura é muito boa. Foi tudo bem pensado”, avaliou Paulo. Agora, ambos protegidos, aguardam pela chegada do mês de abril. “Estou ansiosa pela 2ª dose”, revelou Velma. 

Enquanto recebia a vacina, Jesus Antônio Barbosa de 71 anos cumprimentava conhecidos no pavilhão. Ele foi de moto, e contou que, nos últimos dias, tentou deixar a ansiedade de lado, porque, afinal, era necessário aguardar a chegada de doses. “Isso aqui está excelente, parece coisa de primeiro mundo”, classificou, referindo-se ao drive-thru. 

1.659 idosos de 71 anos ou mais garantiram a 1ª dose da vacina - Fotos: Rodrigo Chagas

Nesta terça-feira (30), o Centro de Eventos da Fenadoce, agora também chamado de Centro Municipal de Vacinação Covid-19, será o ponto de imunização de idosos com 70 anos ou mais das 9h às 17h. Serão 2.200 doses disponibilizadas para esse contingente. A entrada do drive-thru é pela avenida Pinheiro Machado. Identidade, cartão SUS ou CPF e comprovante de residência serão os documentos solicitados. 

Vacinação nas escolas a partir de quarta-feira

Os idosos que não conseguiram se deslocar até o Centro de Eventos não precisam se preocupar, pois a aplicação da 1ª dose do imunizante contra o coronavírus, para o grupo prioritário com idade entre 70 a 73 anos ou mais, vai chegar aos bairros nesta quarta (31/3) e quinta-feira (1º/4). O processo será em sete escolas municipais e o sistema de distribuição de fichas diário será repetido. 

Fique atento à programação da semana

- Quarta-feira (31/3) - vacinação de idosos de 73 e 72 anos ou mais, nas sete escolas, das 10 às 17h

- Quinta-feira (1º/4) - vacinação para idosos de 71 e 70 anos, nas sete escolas, das 10 às 17h

Relembre o endereço dos pontos de vacinação

- EMEF Balbino Mascarenhas - rua Cândido Augusto de Mello, 415 (Simões Lopes) - 200 doses por dia 

- Colégio Pelotense - rua Marcílio Dias, 1.597 (Centro) - 400 doses por dia

- EMEF Ministro Fernando Osório - avenida Fernando Osório, 1.522 (Três Vendas) - 400 doses por dia 

- EMEF Ferreira Viana - rua João Tomaz Munhoz, s/n° (São Gonçalo) - 200 doses por dia

- EMEF Afonso Vizeu - rua Francisco Moreira, 285 (Areal) - 400 doses por dia 

- EMEF Francisco Caruccio - rua Leopoldo Brod, 3.220 (Três Vendas) - 200 doses por dia

- EMEF Francisco Barreto - rua Triunfo, 2257 (Laranjal) - 200 doses por dia

Formulário de vacinação

Na última semana, a Prefeitura passou a disponibilizar à população o formulário de vacinação, que pode ser levado previamente preenchido com os dados pessoais do beneficiado. A iniciativa visa agilizar o atendimento nos drive-thrus. No entanto, é importante ressaltar que não se trata de uma obrigação imposta ao cidadão.

Aqueles que optarem por levar o documento, precisam responder às questões que se encontram nas caixas com a indicação “preenchimento em letra de forma pelo paciente”. O restante, referente a detalhes clínicos, é completado, manualmente, pelos profissionais da saúde no dia da imunização.

O formulário está disponível no hotsite sobre o coronavírus, acessando aqui.

O que é importante saber antes de se vacinar

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta para os casos que devem apresentar atestado médico na hora de receber o imunizante. São eles:

- portadores de doenças reumáticas imunomediadas; 

- pacientes oncológicos, transplantados ou demais casos de imunossuprimidos; e, 

- pessoas que apresentaram reação anafilática confirmada a uma dose anterior de vacina Covid-19 ou a qualquer componente dos imunizantes. 

Além disso, quem faz uso de imunoglobina humana deve se vacinar com, pelo menos, um mês de intervalo entre a administração da imunoglobina e o imunizante, a fim de evitar que ocorra interferência na resposta imunológica. 

Não devem ser vacinadas as pessoas que apresentarem sintomas gripais ou demais doenças febris nas últimas quatro semanas.  

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Tags

vacinação, coronavírus, drive-thru, idosos, 71 anos ou mais

Carregando 0%
Carregando 0%