Guillermo Rivera abordou o impacto do diálogo na redução da violência e fortalecimento da segurança

Embaixador da Colômbia discute política de paz no Connex Pelotas

Guillermo Rivera abordou o impacto do diálogo na redução da violência e fortalecimento da segurança
Por Álvaro Guimarães 13-03-2024 | 13:54:07
Tags: Connex, Política de Paz, Embaixador da Colômbia

O uso do diálogo como ferramenta de construção de uma política de paz total foi o tema central da palestra do embaixador da Colômbia no Brasil, Guillermo Rivera, na manhã dessa quarta-feira (13), no Connex Pelotas - Conexão de Experiências em Segurança Pública e Prevenção às Violências. 

Guillermo Rivera abordou o impacto do diálogo na redução da violência e fortalecimento da segurança. Fotos: Michel Corvello

"A palestra do embaixador da Colômbia mostrou como o país se transformou em modelo de segurança pública e quais são os desafios que hoje aproximam o Brasil e a Colômbia", comentou a prefeita Paula Mascarenhas.

Rivera fez um relato sobre como o governo colombiano lançou mão do diálogo com as Forças Armadas Revolucionárias (Farc) para a construção do acordo de paz com a guerrilha. 

"A sociedade sofre menos quando se busca a solução de conflitos pelo diálogo. Entre 2016 e 2018, após a assinatura do acordo de paz com as Farc as taxas de crimes como sequestros e homicídios despencaram para o menor nível dos últimos 40 anos", declarou. 

O embaixador defendeu, ainda, o fortalecimento das instituições governamentais para garantir a efetividade de políticas de inclusão social capazes de auxiliar na prevenção da violência. As ações de segurança e preservação ambiental como ferramenta de desenvolvimento social na região amazônica também foram assunto da palestra.

Quem faz o Connex

O Connex/Reflexões sobre o futuro das cidades é uma realização da Prefeitura de Pelotas e da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos e conta com o patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, do Detran/RS e dos bancos Banrisul, BRDE e Itaú. O evento tem o apoio da Embaixada da Colômbia no Brasil, da Universidade Senac Pelotas, Sebrae, da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), da Fundação Van Leer, da Peace in Our Cities, da Coalizão Brasileira Pelo Fim da Violência e da Vetorial Internet.

Quem apoia o Connex

O Connex/Reflexões sobre o futuro das cidades conta com o patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, do Detran/RS e dos bancos Banrisul, BRDE e Itaú. O evento tem o apoio da Embaixada da Colômbia no Brasil, da Universidade Senac Pelotas, Sebrae, da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), da Fundação Van Leer, da Peace in Our Cities, da Coalizão Brasileira Pelo Fim da Violência e da Vetorial Internet.

Notícias Relacionadas