A ação abordou a importância da comunicação na resolução de conflitos dentro do ambiente escolar
Por Ascom 09-05-2018 | 14:14:37
Nesta semana, os alunos do quarto ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Núcleo Habitacional Getúlio Vargas receberam a palestrante Nívia Benites, que abordou a cultura da paz e a importância da comunicação na resolução dos conflitos.
A palestra "Conversando a gente se entende" integra o projeto Educação para a Paz, que é uma das ações do eixo de Prevenção Social do Pacto Pelotas Pela Paz. A campanha já atingiu cerca de nove mil alunos das escolas da rede municipal de ensino e foi proposta pelo Centro Judiciário de Conflitos e Cidadania (Cejusc) em parceria com a Secretaria de Educação e Desporto (Smed).
O objetivo do trabalho, que pertence à estratégia Escola da Paz, é discutir temas como bullying, violência, convivência pacífica e, a partir disso, possibilitar a difusão da cultura da paz e a mediação de conflitos dentro do ambiente escolar. A intenção é buscar a solução de casos de agressividade para manter um diálogo aberto e de respeito entre alunos, professores e gestores das escolas.
Ao final da palestra, foi aplicada uma atividade aos estudantes, que devem desenhar o que aprenderam com a campanha. Na próxima semana, os trabalhos serão recolhidos e o resultado discutido.