Capacitação para orientadores educacionais e equipes diretivas da rede municipal segue até esta quinta-feira
Por Alessandra Meirelles – MTb/RS 10052 20-06-2018 | 13:50:12
Cerca de 50 profissionais das escolas municipais e da Secretaria de Educação e Desporto (Smed) se reuniram nesta quarta-feira (20) no auditório da Secretaria Assistência Social (SAS) para o último módulo da capacitação sobre violência e abuso sexual, ministrado pelo Núcleo de Atenção à Criança e ao Adolescente (Naca), que termina nesta quinta-feira (21).
Os encontros começaram em maio, em duas grandes turmas. Todas as escolas municipais estão representadas e o objetivo é que os participantes tornem-se multiplicadores na sua comunidade. A formação tem carga horária de 24 horas.
A psicóloga do Naca, Gisele Scobernatti, explica que o curso foi pensado a partir de uma solicitação da Smed, que atendeu a demanda das equipes das escolas. Na primeira parte do curso foi abordada a parte teórica: O abuso sexual e violência em geral; O que é abuso e a legislação. Na segunda fase, foram construídas estratégias para inserir o tema nas atividades cotidianas da escola e de toda a comunidade escolar.
“A denúncia não é negociável, é o que diz a lei, o que discutimos é como trabalhar e prevenir”, resume Gisele.
A formação faz parte do plano anual de prevenção à violência, ação da Escola da Paz, que está sendo implementada na rede de ensino municipal de Pelotas. A orientadora educacional da Smed, Vera Savedra, diz que o Pacto Pelotas pela Paz facilitou a aproximação da rede e está somando estratégias.