Roda de conversa debateu a importância da autoestima no empreendedorismo, inclusão e geração de oportunidades

Especialistas debatem sobre o empreendedorismo feminino na favela

Roda de conversa debateu a importância da autoestima no empreendedorismo, inclusão e geração de oportunidades
Por João Pedro Macedo 14-03-2024 | 16:18:39
Tags: empreendedorismo, favela, Connex, Sebrae

As palestrantes Kessya Carate, Gabi Valente e Adriana Centeno participaram de uma roda de conversa, no Sebrae, com o tema Empreendedorismo Feminino na Favela, no segundo dia do Connex Pelotas - Conexão de Experiências em Segurança Pública e Prevenção às Violências, nesta quinta-feira (14). Apresentando suas ações sociais e experiências de vida, as atrações mostraram a importância da autoestima no empreendedorismo, na inclusão e geração de oportunidades.

Roda de Conversa promovida pelo Sebrae destacou o empreendedorismo feminino como forma de inclusão social (Fotos: Janine Tomberg)

“Por muitas vezes, o empreendedorismo na comunidade nasce da sobrevivência do morador, e nossa obrigação como instituição é mostrar que o empreendedor pode empreender para viver, e não somente sobreviver”, afirmou Kessya Carate durante a conversação.

A diarista e empreendedora social, Gabi Valente falou sobre seu curso de profissionalização para diaristas, que capacita e educa tanto a parte profissional do exercício de empregada doméstica, como também realiza ações de valorização, autoestima e educação financeira. “As mulheres se conectam porque elas têm histórias parecidas que precisam ser compartilhadas. Com o curso, criamos uma rede de apoio, mostrando que é possível empreender por escolha própria, ao invés de por necessidade”.

O evento com as três palestrantes foi finalizado com a presidente da Associação Mães Pretas, Adriana Centeno, destacando a importância da educação afrocentrada às crianças negras, por meio da potencialização afirmativa e resgate da ancestralidade desses jovens negros.

Quem faz o Connex

O Connex/Reflexões sobre o futuro das cidades é uma realização da Prefeitura de Pelotas e da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos e conta com o patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, do Detran/RS e dos bancos Banrisul, BRDE e Itaú. O evento tem o apoio da Embaixada da Colômbia no Brasil, da Universidade Senac Pelotas, Sebrae, da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), da Fundação Van Leer, da Peace in Our Cities, da Coalizão Brasileira Pelo Fim da Violência e da Vetorial Internet.

Quem apoia o Connex

O Connex/Reflexões sobre o futuro das cidades conta com o patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, do Detran/RS e dos bancos Banrisul, BRDE e Itaú. O evento tem o apoio da Embaixada da Colômbia no Brasil, da Universidade Senac Pelotas, Sebrae, da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), da Fundação Van Leer, da Peace in Our Cities, da Coalizão Brasileira Pelo Fim da Violência e da Vetorial Internet.

Notícias Relacionadas