ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Desenvolvimento Rural

Está aberta a temporada de colheita de pêssego em Pelotas

Vice-prefeito Idemar Barz participa da cerimônia que simboliza o início da safra 2024, em propriedade na Colônia Maciel

Por Tânia Magalhães 21-11-2024 | 17:33:21

Já está aberta, oficialmente, a safra 2024 do pêssego na zona rural. A cerimônia de abertura oficial da colheita transcorreu na tarde desta quinta-feira (21), na propriedade do produtor Moisés Leivas Teixeira, na Colônia Maciel, Rincão da Cruz, 8º distrito. O vice-prefeito Idemar Barz representou o Município. O secretário de Desenvolvimento Rural, Romualdo Cunha Júnior, participou do evento. Pelotas ingressa no período da 11ª Quinzena do Pêssego, que se prolongará até o dia 7 de dezembro.

Fruta irá para a Feira Municipal, que se inicia nesta sexta-feira (22) - Fotos: Divulgação/SDR
“Participamos da abertura da colheita do pêssego, juntamente com grande número de produtores, pessoal da Embrapa, da Emater e da Secretaria de Desenvolvimento Rural, com técnicos que acompanham os agricultores para que possam produzir a fruta cada vez com mais qualidade. É a cultura mais tradicional de Pelotas, gerando emprego, renda, girando a roda da economia. A safra absorve grande volume de mão de obra, tanto no campo como nas indústrias”, registra Idemar Barz.

Nesta sexta-feira (22), no Largo do Mercado, às 11h, será aberta a Feira Municipal do Pêssego, com bancas de produtores para atender diretamente os consumidores no Centro e em bairros da cidade. Além da fruta in natura, os pontos ainda oferecem produtos feitos à base de pêssego, como suco, doces, geleia, cucas e outros. 

A Feira se realiza no período da Quinzena, oportunizando aos produtores a comercialização direta, a preços justos e tabelados, das variedades de pêssego de mesa. Cerca de 85% da produção de Pelotas é direcionada à indústria nacional, consolidando o município como maior produtor da fruta para fabricação de doce em calda no país.

Neste ano, a safra se apresenta com quebra semelhante à do ano passado, devido ao excesso de chuva, ventos e escassez de luminosidade provocados pela crise climática. A expectativa, segundo o vice-prefeito, é que a colheita atinja 27 mil toneladas. A zona rural de Pelotas conta com 948 produtores. O município tem dez indústrias que processam a fruta.

Domingo, tem festa

A Festa Municipal do Pêssego será no domingo (24), na Comunidade São Pedro na Vila Nova, Quilombo, 7º distrito, organizada pela Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Embrapa, Emater, Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Pelotas, Comunidade São Pedro da Vila Nova, Centro Cultural Nativista Raízes da Tradição (CCN), Esporte Clube Vila Nova, Sindicato da Indústria de Doces e Conservas Alimentícias de Pelotas (Sindicopel), Associação de Produtores de Pêssego da Região de Pelotas e produtores.

A programação inicia-se às 10h30min e o encerramento está previsto para o anoitecer. Diversas atrações estão inseridas na programação, como música, apresentações e concurso do pêssego. A abertura oficial, com presença de autoridades, está marcada para as 13h 

Tags

abertura da colheita do pêssego, quinzena do pêsseego, feira, festa municipal

Carregando 0%
Carregando 0%