Estão abertas as inscrições para o programa Partiu Futuro
Até 05 de dezembro, jovens pelotenses atingidos pelas enchentes poderão inscrever-se para cargos de jovem aprendiz para atuação no setor público municipal ou estadual. Para candidatar-se, é necessário cumprir a requisitos específicos, levando em consideração fatores importantes como vulnerabilidade social e idade. Serão 150 vagas promovidas pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Sedes) através do Programa Partiu Futuro Reconstrução - 2° edição, tendo a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Selj) como responsável pela execução local.
A inscrição deve ser feita através do formulário e é indispensável ter entre 14 e 22, exceto pessoas com deficiência, que não possuem limite de idade, estar inscrito no Cadastro Único para programas sociais, ser estudante ou egresso da rede pública de ensino, ter sido desabrigado, desalojado ou atingido pelas enchentes de maio de 2024, residir em Pelotas e não possuir vínculo de emprego formal no momento da inscrição (ou até o momento da matrícula).
A participação contará com registro na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), contendo todos os direitos assegurados em lei, como recolhimento ao FGTS, ao INSS, férias e 13º salário. Também haverá remuneração de R$ 894,52, auxílio-alimentação no valor de R$ 550,00 e auxílio-transporte, quando necessário.
Com o objetivo de promover a profissionalização e o desenvolvimento de jovens em situação de vulnerabilidade social e que foram atingidos pelas enchentes, as vagas de 20 horas semanais, distribuídas no âmbito da administração pública, entre 400 horas de formação teórica e 640 horas de formação prática, ao longo do período de 12 meses.
A Selj entra na execução do Partiu Futuro com a responsabilidade de garantir que cada vaga oferecida se transforme em uma experiência formativa completa para os jovens, por meio do apoio a órgãos públicos que receberão os aprendizes, acompanhamento dos processos, verificação das condições de acolhimento e asseguramento de que todos tenham acesso aos direitos e aos acompanhamentos previstos no programa. “Nosso compromisso é atuar de forma integrada com o Estado para que Pelotas aproveite ao máximo essa oportunidade, contribuindo para que nossos jovens sigam em frente com dignidade e perspectivas reais de futuro”, declarou o secretário da Selj, Fabiano Ornel.
Para o gerente da juventude, Ian Mattos, a segunda edição do programa é uma grande oportunidade para que a juventude pelotense recupere esperança e construa novos caminhos após tudo o que foi vivido em 2024. “Essas vagas significam muito mais do que um auxílio ou experiência de trabalho: elas representam acesso a direitos, valorização da educação e autonomia do jovem. Quando o Estado gera oportunidade para a juventude, fortalece a cidadania”, afirmou
Mais informações podem ser consultadas através do edital