Prefeita Paula participou das atividades no Ginásio Municipal Karosso. Com a presença de alunos da rede municipal de ensino, 232 balões foram soltos no céu, representando as 232 vidas preservadas com a política pública municipal desde 2017
Por Marina Amaral 11-08-2022 | 17:18:39
O Pacto Pelotas pela Paz, política pública do Município que vem contribuindo para a redução dos índices criminais da cidade, promoção da cultura de paz e prevenção contra violência, através de diversas ações e programas que envolvem secretarias e instituições, completou, nesta quinta-feira (11), cinco anos. Para celebrar o aniversário do plano de segurança pública municipal, um evento aconteceu durante o dia no Ginásio Municipal de Esportes Orocindo Azevedo Karosso, com uma série de atividades, que contaram com a presença da prefeita Paula Mascarenhas.
Alunos da rede municipal de ensino foram convidados para a celebração. Eles entregaram à gestora municipal um livro com 227 desenhos feitos por eles, mostrando o que uma cidade precisa ter para a paz, na visão deles. Os pequenos também foram convidados a soltar balões no céu, que representaram as 232 vidas preservadas com o Pacto Pelotas pela Paz, entre agosto de 2017 a julho de 2022, e simbolizaram a paz se espalhando pela cidade.
“São cinco anos de muito trabalho. Um trabalho muito sério e de integração e, para isso, é necessário muita confiança mútua, que aprendemos a construir juntos, com respeito e tendo como base evidências científicas, dedicação e colaboração de servidores com aproximação de instituições que aprenderam a trabalhar juntos, com união entre Poderes”, afirmou Paula.
O trabalho realizado de forma integrada nestes cincos anos, essencial para as conquistas da política pública, foi destacado pela coordenadora executiva do Pacto, Aline Crochemore. Para mostrar que o esporte é um importante meio de prevenção à violência, o jovem Jobert Martins foi chamado ao palco, representando os jovens esportistas dos programas da Secretaria de Educação e Desporto (Smed). Atleta do projeto Vida Ativa há onze anos, ele retornou há pouco tempo de Boston (EUA), onde recebeu instruções de artes marciais.
O governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior (PSDB), por meio de um vídeo, parabenizou a Prefeitura pela execução do Pacto nestes cinco anos. “É um programa que tem base em evidências científicas, com preocupação não apenas em combater a criminalidade, mas também em prevenir a violência. O Pacto representa a integração entre Município e Estado e, sem dúvida alguma, colabora para que tenhamos a redução da criminalidade em Pelotas”, destacou.
Participaram do evento o vice-prefeito Idemar Barz, o juiz de Direito e coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Pelotas (Cejusc), Marcelo Malizia Cabral - representando o Poder Judiciário -, o vereador Paulo Coitinho (Cidadania) - representando a Câmara Municipal -, representantes dos órgãos de segurança pública e de fiscalização do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), e secretários municipais.
Durante a cerimônia de celebração, foi lançada a campanha BrincAr Livre, iniciativa do Urban95 e Allma Hub Criativo para a primeira infância, que estimula os cuidadores a proporcionarem momentos de liberdade e contato com a natureza no cotidiano às crianças e bebês. Para inaugurar a primeira edição da iniciativa, o Ruas de Brincar, a rua Doutor Cassiano, em frente ao Ginásio Karosso, foi fechada durante esta quinta-feira, para que as crianças pudessem brincar e ocupar o espaço.
“Hoje, quando comemoramos 232 vidas preservadas, comemoramos 232 mães que deixaram de chorar a perda de seus filhos e famílias que deixaram de estar enlutadas pela violência. Estamos preservando vidas e vidas de jovens, que têm um futuro pela frente e vão construir a Pelotas do futuro. Em breve, vamos lançar o Pacto Pelotas para as Crianças, que nasce da paz e do aprendizado que vamos fazendo. Se prepararmos uma cidade melhor para elas serem mais felizes, cuidadas e estimuladas, estaremos preparando uma cidade para todos”, frisou a prefeita.
O evento contou com apresentações musicais da banda da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) de Pelotas, da cantora Sara Matos, da Orquestra Estudantil e da banda do Comando Regional de Polícia Ostensiva Sul (CRPOSul). Também houve distribuição de mudas pela Secretaria de Qualidade Ambiental, atividades do Vida Ativa, arrecadação de alimentos em prol da Apac, brinquedos infláveis, presença do projeto Sorrindo na Escola e atividades esportivas do Quem Luta Não Briga, Sacada Cidadã, Vôlei Sentado e Paratletismo.
Estavam expostos, no espaço onde foi celebrado os cinco anos do Pacto Pelotas pela Paz, os índices criminais analisados pelo Observatório de Segurança Pública e Prevenção Social, a fim de demonstrar a queda nos indicadores, fruto do trabalho integrado das forças policiais e de fiscalização unidas pela política pública municipal. Tanto os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) e os contra o patrimônio apresentam queda desde 2017 em relação a 2022.
* Resumo comparativo dos indicadores criminais
Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs)
2017/2022: -84,50%
Roubo a pedestre
2017/2022: -70%
Roubo a estabelecimento comercial e financeiro
2017/2022: -73,01%
Roubo a transporte público
2017/2022: -83,60%
Roubo de veículos
2017/2022: -86,50%
Furto de veículos
2017/2022: -56%
Roubo à residência
2017/2022: -78%
Furto à residência
2017/2022: -43%
* Avaliação 59 meses antes e 59 meses após o Pacto
CVLI
- 142 crimes prevenidos
Roubo a pedestre
- 4.190 crimes prevenidos
Roubo de veículos
- 787 crimes prevenidos
Roubo a estabelecimento comercial e financeiro
- 1.576 crimes prevenidos
Roubo a transporte público
- 574 crimes prevenidos
Roubo à residência
- 198 crimes prevenidos