
Expectativa para colheita de pêssego é de 36 mil toneladas neste ano
Enquanto são organizados os eventos que marcam, tradicionalmente, a safra do pêssego em Pelotas, cresce a expectativa, entre os produtores, consumidores e indústria, de uma produção dentro da normalidade nesta safra – cerca de 36 mil toneladas. A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) da Prefeitura, que acompanha o processo de produção, junto com instituições técnicas e entidades associativas, informa que o município possui 3.097 hectares com pomares da fruta e mais 163 hectares irrigados. São 615 produtores.
Dados oficiais da Emater dão conta que 15% dos hectares cultivados com pessegueiros são de variedades de mesa. O restante é de produção para a indústria, que absorve 85% do total da safra. Pelotas mantém-se, historicamente, como município maior produtor de pêssego para a indústria nacional.
Os pomares, neste ano, receberam as horas de frio necessárias no inverno (abaixo ou igual a 7,2 graus), que chegaram a superar em mais de 100 horas a média histórica. Também foram favorecidos pela não ocorrência de dias de temperaturas elevadas (28, 30 graus), que são realmente prejudiciais à cultura. Hoje, produtores encontram-se praticando a atividade de raleio nos pomares, que significa a retirada de frutos excedentes dos pessegueiros, para dar mais qualidade, tamanho e sabor aos que são preservados. Ainda segundo a Emater, não havendo precipitação de granizo, a safra não deverá registrar perdas e será considerada boa.
Festa Municipal
A Prefeitura, apoiadora da Festa Municipal do Pêssego, que será realizada dia 23 de novembro, organizada pela Comunidade São Pedro, Vila Nova, 7º distrito, e Esporte Clube Vila Nova, informa que os preparativos estão adiantados.
“Os organizadores do evento já estão com a programação definida para atrair público de todas as idades, tanto da zona rural como urbana. A Festa no interior do município – Vila Nova, 7º distrito – é uma grande oportunidade de aproximação do campo e da cidade. Estimulamos esse encontro e aproveitamos para divulgar o reconhecido potencial produtivo de Pelotas em relação à cultura do pêssego. Na época da safra, realizamos a Feira Municipal, com venda direta da fruta e derivados, em bancas no Centro e bairros, valorizando o produtor e beneficiando o consumidor com qualidade”, observa a chefe do setor de Apoio à Agricultura Familiar da SDR, Rejane Jorge.
A Festa Municipal é parte integrante da Quinzena do Pêssego, assim como a abertura oficial da colheita e a Feira Municipal. A 12ª Quinzena está com o período ainda por ser definido pelos organizadores.
Programação da Festa
- Ingresso – R$ 10,00
- Estacionamento - gratuito
- 10h30min – missa
- 11h30min – almoço
- 13h – abertura oficial
- 14h – Banda Diplomata
- 14h30min – café colonial, R$ 40,00
- 15h – interação Grupo Tholl
- 15h – banda da Escola Municipal de Ensino Fundamental João da Silva Silveira
- 16h – concurso do pêssego
- 18h – desfile das candidatas à corte do pêssego 2025
- 18h45min – apresentação do Centro Cultural Nativista Raízes da Tradição
- 19h – resultado da escolha da corte do pêssego
- 19h30min – banda Hawai