ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Cultura

Exposição vai homenagear Rei Momo Jorge Ari

Prefeitura convida comunidade a contribuir com fotos e recortes de jornais sobre o homenageado

Por Joice Lima 28-03-2025 | 18:10:17

A Prefeitura de Pelotas, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e o Museu do Percurso Negro de Pelotas organizam a exposição “Jorge Ari no Reinado do Carnaval Pelotense”, em homenagem ao Rei Momo. Jorge Ari Moreira da Rosa morreu em 1999, aos 35 anos, em decorrência de um infarto, depois de reinar por 12 anos no Carnaval de Pelotas. A exposição acontecerá na sala Antônio Caringi, na Casa Dois (sede da Secult), e será inaugurada no dia 23 de abril, na semana do Carnaval de Passarela de Pelotas. A Secult pede que, quem tiver fotos ou recortes de jornais referentes ao homenageado, envie ao e-mail mpopsecult@gmail.com. O material pode integrar a exposição.

“Essa exposição valoriza um material de memória desta importante figura do nosso Carnaval. Resgatar a memória de Jorge Ari é resgatar parte da história do Carnaval pelotense”, destaca Daniel Amaro, diretor de Manifestações Populares da Secult.  

A exposição conta com importante contribuição do Museu do Percurso do Negro, coordenado por Luiz Carlos Matozzo, que cedeu material sobre Jorge Ari; do radialista Marcus Fonseca, que irá emprestar fantasias usadas pelo Rei Momo; e do Laboratório de Museologia Colaborativa (CoLab) do curso de Museologia da UFPel – sob coordenação da professora Rita Juliana Poloni, acadêmicos estão trabalhando na recuperação de fotos e recortes e no tratamento de peças de vestuário; e conta com apoio da Câmara Municipal de Pelotas. Tanto o material cedido por Matozzo quanto os vestuários de Fonseca, foram autorizados pela irmã de Jorge Ari, Eva Maria.

Reproduções de recortes de jornal. Acervo do Museudo Percurso do Negro de Pelotas.

Tags

exposição, jorge ari, rei momo, ufpel, colab, parceria

Carregando 0%
Carregando 0%