
Festival de minivolei reuniu 250 crianças nesta sexta-feira (15)
Nesta sexta-feira (15), o Ginásio Municipal de Educação Karosso foi palco do Festival de minivolei, promovido pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ). A competição não tinha pódio, mas possuía um objetivo: Propiciar a vivência do esporte para jovens atletas das escolas do município, com todos recebendo uma medalha de participação no final. No total 250 crianças, de dez escolas entre públicas e privadas, estiveram presentes, resultando em 104 partidas cheias de emoção e alegria, sendo o primeiro contato deles com uma disputa esportiva. As arquibancadas ficaram lotadas de pessoas prestigiando as atividades, torcendo e vibrando com os pequenos jogadores, que tinham entre oito e dez anos.
Imagens - Andrine Teixeira Garcia/Secom
Alyce Borges, de 11 anos, participa do Sacada Cidadã, projeto de vôlei da SELJ, desde março e disse estar animada com o festival, apesar do nervosismo. A mãe de Alyce, Elizabete Saraiva, afirma que tem sido gratificante a participação da filha no vôlei, que é uma ótima forma de evitar as telas. “Ela fez bastante amizades novas, o professor é bem atencioso. Tem sido super bom”. Larissa de Oliveira, de dez anos, afirma gostar muito de jogar vôlei e que o enfoque dela era se divertir e participar, não competir. Lisiane de Oliveira, mãe da Larissa, declarou que acha o festival muito importante para a comunidade e para as crianças em si. “É uma iniciação em um esporte no qual eles escolheram participar. Não é uma competição de quem vai ganhar ou perder, é a oportunidade delas verem de como é estar em um jogo, vibrar e torcer”.
O coordenador do projeto Sacada Cidadã, Ingo Stumm, salienta a importância do minivolei para essa faixa etária. “Ele é muito importante na iniciação ao voleibol, facilitando o gosto pela modalidade”. O secretário da SELJ, Fabiano Ornel, completa dizendo que também é uma oportunidade de aproximar crianças do esporte, incentivando a prática saudável, o espírito de equipe e a convivência. “Ver a alegria delas em quadra mostra que estamos no caminho certo, promovendo inclusão e formação cidadã através do esporte”.