Já nos primeiros 4 dias haverá apresentações em hospitais, igrejas e outros espaços públicos. Nos 12 dias, 18 atrações terão tradução simultânea em Libras.
Por Joice Lima 17-01-2025 | 17:13:00
A 13ª edição do Festival Internacional Sesc de Música começa na segunda-feira (20) e traz uma programação ampla e variada. O prefeito Fernando Marroni está confirmado o Cortejo Musical que marca a cerimônia de abertura, às 18h, no Largo do Mercado Central. Ao longo de 12 dias – de 20 a 31 de janeiro –, o público poderá desfrutar de 63 atrações musicais (12 serão transmitidas ao vivo pelo Youtube). Apenas nos quatro primeiros dias, serão 20 apresentações, entre concertos de orquestras, bandas e recitais, boa parte em espaços públicos, como hospitais, igrejas e outros. Toda programação é gratuita e aberta à comunidade – em alguns locais de capacitada limitada, é preciso reservar ingresso.
Além de ser um importante espaço de aprendizado e intercâmbio cultural, o Festival também se consagra pela inclusão. Nos concertos realizados no Theatro Guarany, a organização disponibiliza a programação em Braille, contemplando a plateia cega, e em 18 apresentações do Festival, haverá tradução simultânea em Libras, contemplando surdos, uma iniciativa que vêm aumentando – em 2023 foram 14 e em 2024, 12.
A abertura ocorre com o Cortejo Musical, uma saudação do Festival à cidade de Pelotas e primeiro momento de confraternização dos estudantes e professores que participam do evento. A concentração será às 18h no Largo do Mercado Central. O Cortejo percorre o calçadão, Praça Coronel Pedro Osório e ruas do Centro Histórico de Pelotas.
Já nos primeiros dias, o Festival leva música à comunidade em hospitais (Santa Casa de Misericórdia, Beneficência Portuguesa e São Francisco de Paula), igrejas (Paróquia Santa Terezinha e Catedral do Redentor), universidade (Campus da Saúde UCPel) e outros espaços públicos (Café Aquários, Parque Una, Shopping Pelotas), além de apresentações no Conservatório de Música da UFPel , Bibliotheca Pública Pelotense (BPP) e, mediante ingresso, no Theatro Guarany, no Teatro do Sicredi e na Charqueada São João.
A organização do Festival destaca, nos primeiros quatro dias, as apresentações que vão acontecer no Theatro Guarany: Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo - Sons do Mundo (20); Grupo Experimental de Música – GEM - Reciclagem Instalação Sonora, de Santo André, SP (21); La Ventolera, orquestra uruguaia (22); Camerata Café - Viva La France, trio feminino de Porto Alegre (23), e o pelotense Ecos da Charqueada – Em Raízes e Ritmos, na Charqueada São João (23).
Imperdíveis também as apresentações da pelotense Autocine Brazilian Blend, no Parque Uma (22); do Recital de Canto lírico, Piano, Metais e Madeiras e Recital de Harpa, Madeiras, Cordas e Piano, ambos na BPP e com a participação de musicistas de diversos países (22 e 23); e da Orquestra Areal e Municipal 10 Anos, no Teatro Sicredi (23).
Considerado um dos principais eventos de música de concerto da América Latina, o Festival de música do Sesc busca incentivar o desenvolvimento da produção musical e fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais. Cerca de 350 estudantes de 20 estados brasileiros e de seis países da América Latina (Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Porto Rico e Uruguai) vêm a Pelotas para aprender com 50 músicos renomados de 12 países de diversas partes do mundo (Itália, Rússia, Bulgária, Argentina, Alemanha, Romênia, Portugal, Chile, Alemanha, França, Japão e Brasil.)
O acesso é gratuito para todos os espetáculos, mas, para as apresentações que ocorrem no Theatro Guarany, Teatro Sicredi e Charqueada São João, é necessária a reserva antecipada de lugares, o que pode ser feita, virtualmente, pelo site do Festival ou presencialmente na bilheteria do Theatro (Rua Lobo da Costa, 849), de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h. Há limite de dois ingressos pessoa, conforme o cronograma: de 15 a 17/01 retirada de ingressos para espetáculos dos dias 20, 21, 22, 23/01; e de 21 a 24/01, retirada de ingressos para espetáculos dos dias 26, 27, 28, 29 e 30/01.
Quem não conseguir buscar com antecedência ou reservar pela internet, pode tentar diariamente antes de cada concerto, às 18h, na entrada do Theatro - haverá um lote de 100 ingressos por apresentação.
*Sujeita a alterações.
20 de janeiro – Segunda
18h – Cortejo Musical – Largo do Mercado Público
20h30 – Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo | Sons do Mundo – Theatro Guarany – Espetáculo com transmissão ao vivo pelo YouTube do Sesc/RS e tradução em Libras
21 de janeiro – Terça
9h30 – Grupo de Cordas do Festival – Hospital Santa Casa de Misericórdia*
15h – Grupo de Cordas do Festival – Hospital Beneficência Portuguesa*
20h – Orquestra de Câmara Sesc Roraima – Paróquia Santa Terezinha
20h30 – Grupo Experimental de Música – GEM | Reciclagem Instalação Sonora – Theatro Guarany –Espetáculo com transmissão ao vivo pelo YouTube do Sesc/RS e tradução em Libras
22 de janeiro – Quarta
13h – Recital de Alunos – Conservatório de Música da UFPel
13h – Grupo de Cordas do Festival – Campus da Saúde UCPel*
17h – Grupo Experimental de Música – GEM – Café Aquários
18h – Quinteto Allegro – Catedral do Redentor
19h – Recital de Canto lírico, Piano, Metais e Madeiras | Eiko Senda (JAP), Max Uriarte (BRA), José Milton Vieira (BRA), Paulo Bergmann (BRA), Giorgio Mandolesi (ITA), Diego Grendene (BRA), Viktoria Tatour (BIE), Philip Nodel (RUS) – Bibliotheca Pelotense
19h – Autocine Brazilian Blend – Parque UNA – Espetáculo com tradução em Libras
20h30 – La Ventolera – Theatro Guarany – Espetáculo com transmissão ao vivo pelo YouTube do Sesc/RS e tradução em Libras
23 de janeiro – Quinta
13h – Recital de Alunos – Conservatório de Música da UFPel
14h – Grupo de Cordas do Festival – Hospital São Francisco de Paula*
19h – Big Band Democrata – Shopping Pelotas
19h – Recital de Harpa, Madeiras, Cordas e Piano | Liuba Klevtsova (RUS), Philip Nodel (RUS), Julián Medina (ARG), André Carrara (BRA) – Bibliotheca Pelotense – Espetáculo com tradução em Libras
19h – Orquestra Areal e Municipal 10 Anos – Teatro Sicredi
20h – Ecos da Charqueada – Em Raízes e Ritmos – Charqueada São João – Espetáculo com transmissão ao vivo pelo YouTube do Sesc/RS
20h30 – Camerata Café I Viva La France – Theatro Guarany – Espetáculo com tradução em Libras
Confira aqui a Programação completa.
Acesse aqui ingressos para apresentações no Theatro Guarany, Teatro Sicredi e Charqueada São João (selecione "Pelotas" no campo de cidades).