Prefeitura deu apoio institucional à noite de oficinas, que aconteceu no Theatro e gerou 32 contos, poemas e crônicas. O livro está em pré-venda até esta quarta-feira (3).
Por Joice Lima 31-03-2025 | 16:53:29
A Prefeitura de Pelotas, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), foi apoiadora institucional do VI Festim de Maio #EuLeioPelotas, um evento promovido em outubro do ano passado, pelo Coletivo Autores de Pelotas (CAP), cedendo o Theatro Sete de Abril para a realização de uma imersão criativa. Agora, o CAP se prepara para lançar “Feitos de Luz e Sombras”, livro composto de 32 textos gerados a partir das oficinas oferecidas na imersão. O livro está em pré-venda até esta quarta-feira (3) e será entregue em maio (veja abaixo).
Fechado no início de 2010 pelo Ministério Público, devido ao comprometimento da cobertura, o Sete de Abril passou por duas fases de restauro e aguarda recursos para acabamentos e aquisição de equipamentos. Embora ainda não seja possível a realização de apresentações com plateia, a Prefeitura, que faz a gestão do Theatro desde 1979, permite visitações e atividades internas, com número limitado de pessoas, e autorizou que o teatro mais antigo do Rio Grande do Sul, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1972, abrigasse a noite de imersão criativa.
As três oficinas foram realizadas em 12 de outubro do ano passado. A primeira foi uma “Vivência de Palhaçaria”, seguida da oficina “A luz da criança em mim”, e, após intervalo com lanche coletivo, cortesia do CAP, a oficina “Explorando a face sombria de seu personagem”. Os participantes tiveram dois meses para entregar dois textos – um que, de alguma forma, trouxesse “a luz”, outro focado nas “sombras”. Doze das pessoas que estavam, naquela noite, aceitaram o desafio – e outros cinco integrantes do CAP, como convidados especiais – resultando no livro com 17 contos, 9 crônicas e 6 poemas.
Esta é a quarta publicação do CAP, em seis anos de trajetória. “Feitos de Luz e Sombras” tem capa e composição gráfica de Eduardo Mendes, pela MSG Editora; a foto da capa é de Moizés Vasconcellos. Autores participantes: Aline D’Arisbo; Charlie Rayné; Cícero S. C.; Darci Cunha; Don Diego Romero; Elisa Borges; Enirlette Carriconde; Fernanda Monteiro; Joice Lima; Luis Kurz; Luiz Rosenthal; Márcia Evangelista; Marciele Goetzke; Márcio Lacerda Sanches; Maria Manuela Alves Garcia; Silvia King Jeck e Vivianne Silveira.
O preço de capa do livro será R$ 35, mas na compra antecipada, na pré-venda, sai a R$ 26 (25% de desconto). A aquisição pode ser direto com os autores ou enviando pix para a chave euleiopelotas@gmail.com (colocando no espaço da mensagem o nome de quem vai retirar o livro) . Os exemplares serão entregues a partir das 19h do dia 23 de maio, em noite de lançamento com sessão de autógrafos coletiva dos autores, no La Fusión (Clube Comercial, à rua Padre Anchieta, 2.034), dentro da programação do VII Festim de Maio #EuLeioPelotas.