ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Cultura

Grupo que participou de imersão criativa no Sete de Abril lança livro

Prefeitura deu apoio institucional à noite de oficinas, que aconteceu no Theatro e gerou 32 contos, poemas e crônicas. O livro está em pré-venda até esta quarta-feira (3).

Por Joice Lima 31-03-2025 | 16:53:29

A Prefeitura de Pelotas, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), foi apoiadora institucional do VI Festim de Maio #EuLeioPelotas, um evento promovido em outubro do ano passado, pelo Coletivo Autores de Pelotas (CAP), cedendo o Theatro Sete de Abril para a realização de uma imersão criativa. Agora, o CAP se prepara para lançar “Feitos de Luz e Sombras”, livro composto de 32 textos gerados a partir das oficinas oferecidas na imersão. O livro está em pré-venda até esta quarta-feira (3) e será entregue em maio (veja abaixo).

Design de capa de Eduardo Mendes, da MSG Editora, com foto de Moizés Vasconcellos.

Fechado no início de 2010 pelo Ministério Público, devido ao comprometimento da cobertura, o Sete de Abril passou por duas fases de restauro e aguarda recursos para acabamentos e aquisição de equipamentos. Embora ainda não seja possível a realização de apresentações com plateia, a Prefeitura, que faz a gestão do Theatro desde 1979, permite visitações e atividades internas, com número limitado de pessoas, e autorizou que o teatro mais antigo do Rio Grande do Sul, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1972, abrigasse a noite de imersão criativa.

As três oficinas foram realizadas em 12 de outubro do ano passado. A primeira foi uma “Vivência de Palhaçaria”, seguida da oficina “A luz da criança em mim”, e, após intervalo com lanche coletivo, cortesia do CAP, a oficina “Explorando a face sombria de seu personagem”. Os participantes tiveram dois meses para entregar dois textos – um que, de alguma forma, trouxesse “a luz”, outro focado nas “sombras”. Doze das pessoas que estavam, naquela noite, aceitaram o desafio – e outros cinco integrantes do CAP, como convidados especiais – resultando no livro com 17 contos, 9 crônicas e 6 poemas.

Fotos: Divulgação

Esta é a quarta publicação do CAP, em seis anos de trajetória. “Feitos de Luz e Sombras” tem capa e composição gráfica de Eduardo Mendes, pela MSG Editora; a foto da capa é de Moizés Vasconcellos. Autores participantes: Aline D’Arisbo; Charlie Rayné; Cícero S. C.; Darci Cunha; Don Diego Romero; Elisa Borges; Enirlette Carriconde; Fernanda Monteiro; Joice Lima; Luis Kurz; Luiz Rosenthal; Márcia Evangelista; Marciele Goetzke; Márcio Lacerda Sanches; Maria Manuela Alves Garcia; Silvia King Jeck e Vivianne Silveira.

Como funciona a pré-venda:

O preço de capa do livro será R$ 35, mas na compra antecipada, na pré-venda, sai a R$ 26 (25% de desconto). A aquisição pode ser direto com os autores ou enviando pix para a chave euleiopelotas@gmail.com (colocando no espaço da mensagem o nome de quem vai retirar o livro) . Os exemplares serão entregues a partir das 19h do dia 23 de maio, em noite de lançamento com sessão de autógrafos coletiva dos autores, no La Fusión (Clube Comercial, à rua Padre Anchieta, 2.034), dentro da programação do VII Festim de Maio #EuLeioPelotas.

Tags

apoio, sete de abril, theatro, livro, cap, imersão, literatura

Carregando 0%
Carregando 0%