
Guarda Municipal realiza capacitação técnica e operacional
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) deu início, neste mês de agosto, a segunda fase do Estágio de Qualificação Profissional (EQP), formação obrigatória prevista no Decreto nº 9.847/2019, destinada a todos os integrantes da Guarda Municipal. A capacitação é condição para a manutenção do porte de arma institucional.
Ao todo, 114 guardas municipais participarão do treinamento, distribuídos em seis turmas ao longo do segundo semestre. A carga horária varia entre 40 e 50 horas-aula, conforme o tipo de armamento utilizado por cada agente.
Primeira turma do semestre recebeu treinamento no 9° BPM em Pelotas. Fotos: Divulgação
A formação inclui treinamentos com munição real e simulações de situações do cotidiano policial, com destaque para o CQB (entrada em ambientes confinados), o VCQB (operações em veículos) e o APH Tático (atendimento de emergência em situações de alto risco). O objetivo é aprimorar as habilidades técnicas, operacionais e de resposta dos agentes, contribuindo para a segurança da população e a preservação da vida.