ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Saúde

HemoPel adota plataforma de agendamento para doadores

Pessoas que quiserem doar e optarem pelo agendamento eletrônico terão horário definido para atendimento

Por Alessandra Meirelles – MTb/RS 10052 18-01-2022 | 14:36:25

A partir desta terça-feira (18), o Hemocentro Regional de Pelotas (HemoPel) passa a adotar o sistema de agendamento eletrônico criado pelo Governo do Estado para a doação de sangue, por meio de uma plataforma online. O objetivo é expandir o atendimento e facilitar o acesso dos doadores, mas qualquer pessoa que chegar ao local, mesmo sem agendamento, será atendida. 

Com a plataforma, o doador pode fazer o agendamento ou cancelamento em qualquer horário do dia ou da noite, sete dias por semana. O interessado também pode consultar a agenda completa de horários disponíveis. Para acesso, é necessário apenas informar nome, CPF e telefone. O e-mail é uma informação opcional e será utilizada para enviar a confirmação do agendamento.

O atendimento para doações é feito de segunda a sexta-feira das 7h30min às 17h30min, sem fechar ao meio dia. O HemoPel é responsável por abastecer três hospitais da cidade – Universitário São Francisco de Paula, Pronto Socorro e Beneficência Portuguesa – além de outros 23 municípios das regiões Sul e da Campanha. 

Posso doar?

Pessoas saudáveis, sem sintomas gripais, que não tiveram contato com pessoas com suspeitas ou confirmação de Covid-19, podem doar. Quem teve a doença poderá fazer a doação 30 dias após ser considerado recuperado. Após as vacinas é necessário esperar alguns dias. Nos casos da vacina contra a Influenza e a CoronaVac, que protege do coronavírus, é possível doar depois de dois dias. Para as demais vacinas contra a Covid-19, são necessários sete dias de intervalo.

As regras gerais para doação são: ter idade entre 16 e 68 anos, com peso superior a 50 quilos. Porém, os adolescentes (16 e 17 anos) precisam ter autorização dos responsáveis legais. O candidato a doador deve procurar o HemoPel portando documento de identidade com foto. No dia da doação, precisa estar alimentado, ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, e evitar fumar uma hora antes. Homens podem doar a cada dois meses, no máximo quatro vezes por ano. Mulheres a cada três meses, até três doações anuais.

Carona

O Hemocentro oferece carona para grupos que tiverem dificuldade de chegar ao local. Para quem mora em Pelotas, o transporte está disponível para grupos de seis a 11 pessoas. Para municípios vizinhos, a carona pode ser agendada para grupos de 11 pessoas. 

Grupos, independente da carona, podem ser agendados previamente, por telefone, para que a equipe se prepare e o tempo de espera não seja grande.

O Hemocentro fica na avenida Bento Gonçalves, 4.569, próximo ao Colégio Municipal Pelotense. O telefone para outras informações é o 53.3222-3002, ou pelo WhatsApp 53.98156-1209.

Tags

agendamento, doação, sangue, hemocentro, hemopel, plataforma

Carregando 0%
Carregando 0%