Unidade homenageia doadores, nesta sexta-feira (14), e enfatiza a importância da doação

Hemopel celebra dia mundial do doador de sangue

Unidade homenageia doadores, nesta sexta-feira (14), e enfatiza a importância da doação
Por Alessandra Meirelles – MTb/RS 10052 10-06-2024 | 16:18:46
Tags: sangue , doação , dia mundial do doador

Na próxima sexta-feira (14) é comemorado o Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue. Na data, o Hemocentro Regional de Pelotas (HemoPel) vai homenagear os seus doadores de sangue e tentar conscientizar sobre a necessidade de aumentar o número de doadores regulares.

A assistente social do HemoPel, Márcia Lages, argumenta que o sangue não pode ser substituído por outro componente e “é vital para o organismo, por isso é de extrema importância a consciência de que a doação de sangue é um ato que salva vidas”, e completou: “O HemoPel convida todos a fazerem parte dessa corrente do bem como forma de celebrarmos a generosidade e a solidariedade de todos que salvam vidas por meio da doação de sangue”. 

Ela diz que quem doar nesta sexta-feira participará da comemoração ao fazer a diferença na vida de alguém, e receberá um “pequeno gesto de gratidão à sua dedicação em salvar vidas”.

Quais as condições para ser um doador?

O candidato a doador deve procurar o HemoPel com documento de identidade com foto. No dia da doação, precisa estar alimentado, ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas. Homens podem doar a cada dois meses, no máximo quatro vezes por ano. Mulheres a cada três meses, até três doações anuais.

Podem doar pessoas saudáveis, sem sintomas gripais, com idade entre 16 e 69 anos, com peso superior a 50 quilos. Adolescentes (16 e 17 anos) precisam ter autorização dos responsáveis legais.

Em caso de contato com pessoas com doenças transmissíveis, como a Covid ou Influenza, é importante fazer um intervalo para confirmar que não contraiu. Quem teve uma dessas doenças pode doar dez dias após ser considerado curado. Após vacinas também precisa aguardar – no caso de vacina da gripe e da CoronaVac, dois dias; para as demais vacinas contra a covid-19, são necessários sete dias de intervalo.

Onde e quando doar?

O atendimento para doações é feito de segunda a sexta-feira das 7h30 às 18h, sem fechar ao meio-dia, e a legislação garante folga aos trabalhadores no dia da doação.

O Hemocentro fica na avenida Bento Gonçalves, 4.569, próximo ao Colégio Municipal Pelotense. O telefone para outras informações é o 51.3288-9193, ou pelo WhatsApp (53) 98156-1209

Notícias Relacionadas

Secretaria de Saúde promove ação do Outubro Verde

Secretaria de Saúde promove ação do Outubro Verde

Pelotas tem novo caso de dengue confirmado

Pelotas tem novo caso de dengue confirmado

Dia D de Multivacinação é neste sábado

Dia D de Multivacinação é neste sábado

Farmácia Municipal promove evento do Outubro Rosa

Farmácia Municipal promove evento do Outubro Rosa