Lanche especial, flores, bombons e até massagem foram uma forma de agradecer e estimular a doação de sangue

HemoPel recebeu as mulheres de maneira especial nesta sexta-feira

Lanche especial, flores, bombons e até massagem foram uma forma de agradecer e estimular a doação de sangue
Por Alessandra Meirelles – MTb/RS 10052 08-03-2024 | 19:20:44
Tags: Hemopel, Dia da Mulher, ação, sangue, doação

Nesta sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, o Hemocentro Regional de Pelotas (HemoPel) preparou uma recepção especial às doadoras de sangue, com a parceria da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Senac e Horto Municipal.

Mulheres que foram até o Hemopel nessa sexta-feira (8) tiveram uma recepção especial (Fotos: Janine Tomberg)

Todas as mulheres (e alguns homens) que foram fazer a doação receberam um lanchinho especial, flores e, quem foi à tarde, ainda pode fazer uma massagem relaxante. No entanto, a adesão foi menor do que a esperada. A coordenadora do HemoPel, Gisele Ortiz, afirmou que esperava uma adesão maior, que o número foi mais ou menos o mesmo dos outros dias, e a maioria dos doadores foi homem, mas que entende que as mulheres são sobrecarregadas com responsabilidades profissionais e familiares, e que, provavelmente por isso, a expectativa não se cumpriu. A coordenadora aproveitou para chamar os doadores para que doem com mais frequência, pois a doação “é um ato de amor e responsabilidade”, afirmou. 

A professora do Senac, Cibele Borges, responsável por supervisionar os alunos que aplicaram massagem nas doadoras, disse que o Senac é um parceiro do HemoPel e sempre que é chamado comparece para contribuir. Que o objetivo, nesta sexta-feira, era levar relaxamento e aliviar a tensão do dia a dia dos doadores e, por outro lado, levar os serviços do Senac para que mais pessoas entendam a importância das massagens. 

As representantes da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Eliana Fernandes e Maria Laudecena Vasconcelos, disseram que a entidade trabalha diariamente com mulheres, por isso não poderia faltar em uma data tão importante, inclusive para colocar a Liga à disposição de quem precisar, pois muitas pessoas não sabem como entrar em contato. A ação faz parte das comemorações dos 70 anos da Liga, que fica na Juscelino Kubitscheck, 1300, ao lado da escola Padre Rambo.

Dificuldade em manter o estoque

O HemoPel, como a maioria dos hemocentros do país, comumente trabalha no limite do estoque necessário, em alguns momentos com até 90% abaixo disso, o que compromete o atendimento e pode provocar o adiamento de cirurgias eletivas e até mesmo colocar em risco a vida de pessoas que precisam de cirurgias urgentes ou de transfusões de sangue regulares por outras condições de saúde.

Quais as condições para ser um doador?

O candidato a doador deve procurar o HemoPel com

 documento de identidade com foto. No dia da doação, precisa estar alimentado, ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas. Homens podem doar a cada dois meses, no máximo quatro vezes por ano. Mulheres a cada três meses, até três doações anuais.

Podem doar pessoas saudáveis, sem sintomas gripais, com idade entre 16 e 69 anos, com peso superior a 50 quilos. Porém, os adolescentes (16 e 17 anos) precisam ter autorização dos responsáveis legais.

Em caso de contato com pessoas com doenças transmissíveis, como a Covid ou Influenza, é importante fazer um intervalo para confirmar que não contraiu. Quem teve uma dessas doenças pode doar dez dias após ser considerado curado. Após vacinas também precisa aguardar – no caso de vacina da gripe e da CoronaVac, dois dias; para as demais vacinas contra a covid-19, são necessários sete dias de intervalo.

Onde e quando doar?

O atendimento para doações é feito de segunda a sexta-feira das 7h30 às 18h, sem fechar ao meio dia, e a legislação garante folga aos trabalhadores no dia da doação.

O Hemocentro fica na avenida Bento Gonçalves, 4.569, próximo ao Colégio Municipal Pelotense. O telefone para outras informações é o 51.3288-9193, ou pelo WhatsApp 53.98156-1209.

Notícias Relacionadas

Pelotas registra novos casos de dengue nesta semana

Pelotas registra novos casos de dengue nesta semana

Prefeitura vacina contra HPV no Ruas do Lazer

Prefeitura vacina contra HPV no Ruas do Lazer

Vigilância Sanitária participa de capacitação para fiscalização do comércio de bebidas

Vigilância Sanitária participa de capacitação para fiscalização do comércio de bebidas

Rede de Frio da Saúde recebe gerador para garantir conservação de vacinas

Rede de Frio da Saúde recebe gerador para garantir conservação de vacinas