HemoPel recebeu as mulheres de maneira especial nesta sexta-feira
Nesta sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, o Hemocentro Regional de Pelotas (HemoPel) preparou uma recepção especial às doadoras de sangue, com a parceria da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Senac e Horto Municipal.
Mulheres que foram até o Hemopel nessa sexta-feira (8) tiveram uma recepção especial (Fotos: Janine Tomberg)
Todas as mulheres (e alguns homens) que foram fazer a doação receberam um lanchinho especial, flores e, quem foi à tarde, ainda pode fazer uma massagem relaxante. No entanto, a adesão foi menor do que a esperada. A coordenadora do HemoPel, Gisele Ortiz, afirmou que esperava uma adesão maior, que o número foi mais ou menos o mesmo dos outros dias, e a maioria dos doadores foi homem, mas que entende que as mulheres são sobrecarregadas com responsabilidades profissionais e familiares, e que, provavelmente por isso, a expectativa não se cumpriu. A coordenadora aproveitou para chamar os doadores para que doem com mais frequência, pois a doação “é um ato de amor e responsabilidade”, afirmou.
A professora do Senac, Cibele Borges, responsável por supervisionar os alunos que aplicaram massagem nas doadoras, disse que o Senac é um parceiro do HemoPel e sempre que é chamado comparece para contribuir. Que o objetivo, nesta sexta-feira, era levar relaxamento e aliviar a tensão do dia a dia dos doadores e, por outro lado, levar os serviços do Senac para que mais pessoas entendam a importância das massagens.
As representantes da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Eliana Fernandes e Maria Laudecena Vasconcelos, disseram que a entidade trabalha diariamente com mulheres, por isso não poderia faltar em uma data tão importante, inclusive para colocar a Liga à disposição de quem precisar, pois muitas pessoas não sabem como entrar em contato. A ação faz parte das comemorações dos 70 anos da Liga, que fica na Juscelino Kubitscheck, 1300, ao lado da escola Padre Rambo.
Dificuldade em manter o estoque
O HemoPel, como a maioria dos hemocentros do país, comumente trabalha no limite do estoque necessário, em alguns momentos com até 90% abaixo disso, o que compromete o atendimento e pode provocar o adiamento de cirurgias eletivas e até mesmo colocar em risco a vida de pessoas que precisam de cirurgias urgentes ou de transfusões de sangue regulares por outras condições de saúde.
Quais as condições para ser um doador?
O candidato a doador deve procurar o HemoPel com
documento de identidade com foto. No dia da doação, precisa estar alimentado, ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas. Homens podem doar a cada dois meses, no máximo quatro vezes por ano. Mulheres a cada três meses, até três doações anuais.
Podem doar pessoas saudáveis, sem sintomas gripais, com idade entre 16 e 69 anos, com peso superior a 50 quilos. Porém, os adolescentes (16 e 17 anos) precisam ter autorização dos responsáveis legais.
Em caso de contato com pessoas com doenças transmissíveis, como a Covid ou Influenza, é importante fazer um intervalo para confirmar que não contraiu. Quem teve uma dessas doenças pode doar dez dias após ser considerado curado. Após vacinas também precisa aguardar – no caso de vacina da gripe e da CoronaVac, dois dias; para as demais vacinas contra a covid-19, são necessários sete dias de intervalo.
Onde e quando doar?
O atendimento para doações é feito de segunda a sexta-feira das 7h30 às 18h, sem fechar ao meio dia, e a legislação garante folga aos trabalhadores no dia da doação.
O Hemocentro fica na avenida Bento Gonçalves, 4.569, próximo ao Colégio Municipal Pelotense. O telefone para outras informações é o 51.3288-9193, ou pelo WhatsApp 53.98156-1209.