ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Idosos acima de 85 anos começam a ser imunizados

Foram aproximadamente mil vacinados e a aplicação de doses continua nesta quinta-feira

Por Marina Amaral 10-02-2021 | 17:05:38

Teve início, nesta quarta-feira (10), a vacinação de idosos com idade acima de 85 anos em sete Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Pelotas: Simões Lopes, Lindoia, Salgado Filho, Fraget, Laranjal, Porto e Bom Jesus. Cerca de mil pessoas foram imunizadas. 

Aproximadamente 150 senhas foram distribuídas em cada uma das sete UBSs, para idosos que estavam na fila e conseguiram se vacinar, e para os que não receberam a imunização nesta quarta-feira, mas poderão retornar na quinta-feira (11), das 10h às 15h, ou enquanto houver estoque. Os beneficiados deverão levar documento de identidade (RG ou CPF), comprovante de residência e o cartão SUS. 

Quem recebeu a vacina

Neli Dias Pereira, de 87 anos, foi a primeira idosa a ser imunizada na UBS Lindoia. Animada e ansiosa, recebeu a dose da vacina com muita felicidade. “Foi um momento tão esperado”, comemorou. 

Na UBS Bom Jesus, as amigas Sílvia Barros de 86 anos e Laci Macedo de 100 anos aguardavam tranquilas em frente ao local para serem vacinadas. Sílvia afirmou que, assim que receber a segunda dose, em março, viajará para visitar familiares que, há tempos, não encontra. Laci foi enfática ao afirmar: “só quero seguir a vida normalmente de novo.” 

Casados há 67 anos, Maria da Silva Passos, 86 anos, e Homero Conceição Passos, 91 anos, vacinaram-se juntos na UBS Fraget e compartilharam mais um momento de felicidade no casamento. Agora, vão aguardar a segunda dose. “A gente quer viver um pouco mais”, declarou Homero. 

Cerca de mil idosos foram vacinados nesta quarta-feira (10) - Fotos: Michel Corvello

Acamados

Os idosos acamados, com idades acima de 85 anos, também começaram a ser vacinados em seus domicílios nesta quarta-feira. Segundo a diretora da Vigilância em Saúde, Tamires Furtado, quatro equipes volantes atuaram durante a manhã e outras quatro durante a tarde. Ainda não há um levantamento de quantas doses foram aplicadas. O registro de acamados é feito no site da Prefeitura, através do link.

Operação Fora Covid

A Operação Fora Covid foi desenvolvida pela Guarda Municipal (GM) para garantir a segurança da população durante a vacinação. O secretário de Segurança Pública (SSP), Samuel Ongaratto, explicou que a GM vai oferecer cobertura com policiamento fixo dos guardas nos dois prédios do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), onde ocorrerá a imunização dos profissionais da saúde, e nas sete UBSs.  

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Tags

vacinação, coronavírus, idosos acima de 85 anos, ubss, acamados

Carregando 0%
Carregando 0%