
Iluminação em LED chega a todos os bairros de Pelotas
A iluminação em LED já é uma realidade em todos os bairros de Pelotas. O processo de instalação atingiu 95% da área urbana da cidade, em um total de 26 mil pontos com o novo sistema.
Iluminação ruas, praças e avenidas. Fotos Michel Corvello e Rodrigo Chagas.
“Nós trabalhamos muito para trazer mais qualidade de vida para os pelotenses. A transformação do nosso sistema de iluminação pública para o LED faz parte disso. É mais segurança, mais conforto, um convite para as pessoas estarem nas ruas. É uma conquista histórica para a população de Pelotas. É uma satisfação enorme ver as nossas ruas iluminadas”, destacou a prefeita Paula Mascarenhas.
Os trabalhos de substituição das lâmpadas de vapor de sódio pelas luminárias de LED começaram em 2022 com recursos de emendas parlamentares e contrapartidas do Município. Desde o começo do ano passado, no entanto, os trabalhos foram intensificados com recursos da Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública (Cosip) e, também, do financiamento junto ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), que possibilitou a antecipação de receita para a substituição total do parque de iluminação do Município em um prazo de até cinco anos.
Dentre as instalações executadas até o momento, 2,7 mil novos pontos estão nos projetos para as principais avenidas, que já totalizam 95% de implementação. Conforme o cronograma, faltam ainda três trechos da avenida Adolfo Fetter e dois da Juscelino Kubitscheck de Oliveira, que aguarda obras mais específicas. Dentro dos bairros e no Centro são 23,3 mil luminárias. "Dentre esses 5% que faltam, ainda temos situações pontuais que estão sendo revisadas e, em paralelo, estamos realizando também eventuais manutenções", explicou a titular da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura, Lúcia Amaro.
Segundo Lúcia, já está programado o trabalho de manutenção de alguns trechos na orla da praia do Laranjal devido à depredação dos cabos. "Na parte onde os cabos foram arrebentados, conseguimos reativar a iluminação, mas os que foram furtados - cabos chamados de pp - nós estamos em processo de aquisição para reinstalá-los. E, infelizmente, recentemente, andaram tentando furtar os cabos de novo", explicou.
Dentro do projeto de iluminação da cidade, inicialmente, foi prevista a substituição de cerca de 32 mil pontos, considerando as zonas urbana e rural. Essa expectativa está próxima, somando-se o restante que falta ser finalizado e mais a zona rural.
LED na Colônia
Conforme o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Rural, Idemar Barz, são três mil pontos na zona rural a serem substituídos por LED. "A previsão é que esse trabalho comece nos próximos dias. Vai ser um grande benefício para a nossa colônia em termos de claridade, segurança e bem-estar. E é fundamental lembrarmos que a zona rural está isenta do pagamento da taxa de iluminação pública. É uma grande satisfação poder anunciar, junto com a prefeita Paula, esse benefício para os moradores da nossa colônia", destacou.
Iluminação nas grandes avenidas
Areal - total de 530 luminárias
Avenidas Domingos de Almeida, São Francisco de Paula e da Amizade, e rua Mário Peiruque;
Três Vendas – total de 849 luminárias
Avenidas Fernando Osório, Leopoldo Brod (entre avenidas Zeferino Costa e Engenheiro Ildefonso Simões Lopes), Zeferino Costa (entre Salgado Filho e Leopoldo Brod), Salgado Filho e 25 de Julho;
Laranjal - total de 752 luminárias
Avenidas Adolfo Fetter (entre a ponte do arroio Pelotas e a avenida José Maria da Fontoura), Ferreira Viana e Juscelino Kubitschek de Oliveira (entre a rua Tiradentes e avenida República do Líbano);
Fragata - total de 529 luminárias
Avenida Duque de Caxias e Praça 20 de Setembro.
Na programação da Secretaria de Planejamento e Gestão ainda faltam 53 pontos a serem implementados, que dependem de pequenas obras de rede. Na Adolfo Fetter próximo aos condomínios residenciais Recanto de Portugal e Veredas; e na Juscelino Kubitschek de Oliveira, imediações da rua Anchieta e avenida República do Líbano.