ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Inicia-se ampliação dos comitês do Cada Jovem Conta

Programa faz parte do eixo de Prevenção Social do Pacto Pelotas pela Paz

10-04-2018 | 17:11:11

      Começaram oficialmente, na tarde desta terça-feira (10), os trabalhos dos novos Comitês Territoriais do programa Cada Jovem Conta, que faz parte do eixo de Prevenção Social do Pacto Pelotas pela Paz. Reuniram-se pela primeira vez, na sala do Primeira Infância Melhor (PIM), representantes da rede que atuam no grupo 3 – Getúlio Vargas.

      A ampliação se iniciou pelo Comitê Territorial 3, que abrange as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Mário Meneghetti e Núcleo Habitacional Getúlio Vargas, além da Unidade Básica de Saúde (UBS) que leva o nome do bairro, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Três Vendas e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) 1.

Fotos: Gustavo Mansur

      Na reunião, foi apresentado aos profissionais o sistema do Cada Jovem Conta, além de serem sanadas algumas dúvidas. Também foram introduzidos os casos dos dez estudantes de cada educandário - e suas famílias - que receberão o acompanhamento integrado durante um ano, com encontros do comitê realizados quinzenalmente.

“O Cada Jovem Conta veio para desburocratizar, para agilizar. Queremos que se tenha mais comunicação por intermédio do sistema” destacou a coordenadora do programa, Aline Crochemore.

      O lançamento de oito novos grupos foi anunciado há uma semana. A expansão vai beneficiar 315 estudantes em vulnerabilidade, ao aumentar a cobertura de oito para 25 escolas das redes municipal e estadual de ensino. 

Saiba mais sobre o programa

      O objetivo do Cada Jovem Conta é identificar estudantes em risco de evadir da sala de aula e ligados a situações de risco para a violência. O programa começou a ser desenvolvido em setembro de 2017 em oito escolas. O trabalho serviu como base para as intervenções que estão sendo implementadas em outros 17 educandários, inclusive estaduais.

      A escolha dos territórios tem origem nas localidades com maior incidência de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), georreferenciadas pelo Observatório Municipal de Segurança Pública. A divisão da cobertura em comitês territoriais é pensada com foco na proteção dos estudantes de regiões de extrema vulnerabilidade e violência, ao envolvê-los nos serviços municipais com o intuito de mostrar um horizonte mais favorável de vida.

      Confira a galeria completa de fotos da reportagem neste link do Flickr da Prefeitura.

Tags

pacto pelotas pela paz, cada jovem conta, comitês territoriais, prevenção a violência

Carregando 0%
Carregando 0%