Inscrições para Projetos Esportivos da SELJ começam dia 23
Serão disponibilizadas vagas gratuitas para interessados em atividades esportivas como ginástica artística, taekwondo, voleibol, atletismo, handebol e basquete.
Na sexta-feira (23), serão abertas as inscrições para novos alunos nos projetos esportivos de 2026 da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ). As inscrições serão feitas exclusivamente de forma online, pelo site da SELJ, e a distribuição de vagas será realizada mediante ordem de inscrição.
Com o objetivo de ampliar o acesso ao esporte, ao lazer e a ações de cidadania, o projeto promove inclusão social, desenvolvimento humano e qualidade de vida para crianças, adolescentes e jovens do município, por meio de atividades esportivas como ginástica artística, taekwondo, voleibol, atletismo, handebol e basquete.
Para o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Fabiano Ornel, o projeto reforça o compromisso com o fortalecimento das políticas públicas de esporte, lazer e juventude. “Os projetos esportivos da SELJ são fundamentais para o desenvolvimento da nossa cidade. Eles vão muito além da prática esportiva: promovem saúde, disciplina, inclusão social e oportunidades para pessoas de todas as idades. Investir no esporte é investir em qualidade de vida, cidadania e no futuro da nossa população como um todo”, avalia.
Para o diretor de Esportes, Jean Pierre Lima, o projeto é fundamental para o desenvolvimento social e do esporte da cidade. “Com o incentivo do Governo, essas ações ampliam oportunidades, fortalecem valores e contribuem para a formação de um futuro melhor, reafirmando a importância do esporte e do lazer como ferramentas de transformação social”, declara.
Conheça os projetos:
PROGIN – Projeto de Ginástica Artística
O objetivo do Projeto de Ginástica Artística da Prefeitura Municipal de Pelotas (PROGIN) é proporcionar a vivência no esporte, através da modalidade Ginástica Artística. Incentivando que crianças e jovens tenham contato com a modalidade em diferentes níveis de vivência, do básico ao mais complexo, de maneira gradual, respeitando os limites individuais e motivando a prática esportiva.
Quem Luta Não Briga
O projeto "Quem Luta não Briga" tem como objetivo promover o desenvolvimento esportivo, social e educacional por meio da prática do Taekwondo, incentivando a aptidão física, a disciplina, o respeito e a cidadania, além de formar atletas de alto rendimento com representatividade nacional e internacional.
Sacada Cidadã
O objetivo é fomentar o voleibol na cidade de Pelotas, onde crianças e jovens têm a oportunidade de aprender os fundamentos do jogo voleibol, além de oportunizar a inclusão e integração social através da prática esportiva.
Projeto Atletismo Pelotas
Tem o intuito de fomentar a democratização do acesso à prática desportiva, e sendo o Atletismo o esporte base para os demais, o PAP se torna importante para o desenvolvimento motor e de valências físicas que são aprimoradas pelos alunos, além de incentivar os mesmos ao convívio social e disciplinar que o esporte oferece. O PAP atende crianças e adolescentes de 11 a 16 anos, vinculados a escolas de ensino fundamental e médio da cidade de Pelotas.
HandPel
O objetivo é fomentar o handebol na cidade de Pelotas, onde crianças e jovens têm a oportunidade de aprender os fundamentos do jogo handebol, além de oportunizar a inclusão e integração social através da prática esportiva.
Basketchê
O objetivo geral do projeto é oportunizar a prática de basquete para crianças e jovens da cidade de Pelotas. Como resultados pode-se destacar a evolução dos alunos nos fundamentos do basquete que se manifestam em situações de inteligência tática e técnica, bem como o espírito de equipe entre eles.