Adolescentes entre 14 e 24 anos  inscritos no Banco de Talentos do Pacto terão oportunidade de ingressar no mercado de trabalho

Jovem Aprendiz é ampliado para Administração Municipal

Adolescentes entre 14 e 24 anos inscritos no Banco de Talentos do Pacto terão oportunidade de ingressar no mercado de trabalho
Por Autor desconhecido 01-12-2017 | 16:55:00
Tags: jovem aprendiz, banco de talentos, oportunidade, pacto pelotas pela paz

      A Prefeitura instituiu o programa Jovem Aprendiz no âmbito municipal. O objetivo é proporcionar oportunidades de trabalho a adolescentes entre 14 e 24 anos, inscritos no Banco de Jovens Talentos do Pacto Pelotas Pela Paz. Já há 90 cadastrados. As vagas ocupadas por essa categoria serão de até 5% dos cargos públicos. 

      Deste percentual, 5% serão para jovens com algum tipo de deficiência e 95% para oriundos do Bolsa Família, de famílias de baixa renda, abrigos municipais, em cumprimento de medidas socioeducativas, em situação de trabalho infantil ou irregular, ou em situação de vulnerabilidade social. Os inscritos no Banco de Talentos devem estar cursando ensino fundamental ou médio. 

      Os participantes poderão atuar nas áreas de atendimento, comunicação, documentos, patrimônio e tecnologia da informação. A Secretaria de Assistência Social (SAS) acompanhará cada adolescente do programa através de assistente social, psicólogo e pedagogo.  

      O financiamento das vagas destinadas ao Jovem Aprendiz será feito em parceria com empresas, que terão responsabilidades contratuais - pagamento de salário, 13º salário, FGTS, férias de 30 dias, seguro contra acidentes pessoais e vale-transporte. O prazo máximo do contrato será de dois anos e o adolescente receberá um Certificado de Qualificação Profissional. 

      A jornada será de quatro horas diárias. O programa deve assegurar a compatibilidade da carga horária do trabalho e escolar. As empresas que assinarem o Acordo de Cooperação receberão o selo Empresa Amiga da Juventude.

      Inscrições podem ser feitas diretamente na sede da SAS (rua Marechal Deodoro, 404/464), ou no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) em que o jovem é atendido. É necessário apresentar a o documento do Cadastro Único, RG, CPF e carteira de trabalho. Mais informações pelo telefone 3309-3600.

Endereço dos Cras:

Areal - Avenida Domingos de Almeida, 813

Centro - Rua Benjamim Constant, 1580

Fragata - Avenida Duque de Caxias, 734

Três Vendas - Avenida Fernando Osório, 4065

São Gonçalo - Avenida Darci Vargas, 212

Notícias Relacionadas

Cras Z3 se caracteriza pela integração com a comunidade

Cras Z3 se caracteriza pela integração com a comunidade

Cadastro Único passará por manutenção nesta sexta-feira

Cadastro Único passará por manutenção nesta sexta-feira

Pelotas realiza a Conferência de Assistência Social

Pelotas realiza a Conferência de Assistência Social

Prefeitura intensifica cuidados com população vulnerável no frio

Prefeitura intensifica cuidados com população vulnerável no frio