Documento ratificado pela Frente Nacional dos Prefeitos e Prefeitas estabelece a criação de uma rede de cidades empenhadas em solucionar os problemas da segurança pública

Lançamento da Carta de Pelotas fecha discussões do Connex

Documento ratificado pela Frente Nacional dos Prefeitos e Prefeitas estabelece a criação de uma rede de cidades empenhadas em solucionar os problemas da segurança pública
Por Autor desconhecido 15-03-2024 | 15:20:56
Tags: Connex, Carta de Pelotas, Rede Connex

As discussões técnicas do Connex – Conexão de Experiências em Segurança Pública e Prevenção às Violências foram encerradas nesta sexta-feira (15) com o lançamento da Carta de Pelotas. O documento, ratificado pelos integrantes da Frente Nacional dos Prefeitos e Prefeitas (FNP) e pelos participantes das discussões que aconteceram durante três dias em Pelotas, prevê a criação de uma rede de cidades comprometidas com a segurança da população e com a realização do evento Connex a cada dois anos. 

A rede, batizada de Rede Connex, pretende ser um fórum colaborativo e de livre adesão, com apoio da FNP, que terá como objetivo principal aproximar as gestões municipais, possibilitando sugestões, discussões, compartilhamento de experiências e proposições sobre políticas para a promoção da segurança. 

A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, destacou a importância da constituição da rede para a promoção da cultura de paz. “A promoção da cultura de paz, do fortalecimento da cidadania, do direito à cidade, com a construção de políticas públicas transversais e baseadas em evidências científicas, são desafios que as cidades brasileiras estão prontas e aptas a liderar”, frisou a gestora na Carta de Pelotas.

A partir do sucesso do resultado do Connex 2024, foi proposta e aprovada a realização do evento de forma periódica, a cada dois anos. 

Representante do MDHC destaca Pacto Pelotas pela Paz

A secretária executiva do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), Rita Cristina de Oliveira, foi uma das convidadas para fechar o Connex 2024. Em sua participação, destacou os resultados do Pacto Pelotas pela Paz e de programas, como o Cada Jovem Conta, e das políticas públicas de proteção a crianças e adolescentes desenvolvidas pela Prefeitura de Pelotas. 

“O Pacto Pelotas pela Paz é muito importante para assegurar políticas públicas de garantias de direitos humanos e vem muito ao encontro do que estamos fazendo no Ministério”, disse Rita.

A secretária apresentou, ainda, ferramentas e programas desenvolvidos no MDHC e que estão à disposição dos gestores de todo o Brasil para auxiliar na construção de políticas públicas voltadas para a promoção e garantia dos direitos fundamentais. 

Quem fez o Connex

O Connex/Reflexões sobre o futuro das cidades é uma realização da Prefeitura de Pelotas e da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos com o patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, do Detran/RS e dos bancos Banrisul, BRDE e Itaú. O evento tem o apoio da Embaixada da Colômbia no Brasil, da Universidade Senac Pelotas, Sebrae, da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), da Fundação Van Leer, da Peace in Our Cities, da Coalizão Brasileira Pelo Fim da Violência e da Vetorial Internet.

Notícias Relacionadas