ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Leitos Covid nos hospitais passam por adequações

HE/UFPel deixa de ter espaços exclusivos para pacientes com suspeita ou confirmação de coronavírus

22-12-2021 | 13:53:16

O Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE/UFPel) não terá mais leitos específicos para o tratamento de pacientes suspeitos ou confirmados de infecção pelo coronavírus a partir de 3 de janeiro de 2022. Nesta quarta-feira (22), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou também que desde terça-feira (21), novos pacientes não são mais admitidos na unidade Covid da instituição, mas isso não afeta aqueles que já estão internados em tratamento. A medida leva em consideração que a instituição não tem mais condições de manter leitos exclusivos abertos e observa a estabilidade atual do cenário de internações.

O HE/UFPel disponibiliza dez leitos de UTI e cinco de Enfermaria. Com a redução, o município passará a contar com 19 leitos de tratamento intensivo, sendo 13 no Hospital Universitário São Francisco de Paula (HU/UCPel) e seis na Santa Casa, e 37 clínicos, distribuídos da seguinte forma: 27 no Centro Covid e dez no HU/UCPel.

Confira a distribuição atualizada de como ficará a partir de 3 de janeiro:

UTI

HU/UCPel – 13 leitos

Santa Casa – 6 leitos

Total – 19 leitos de UTI

Enfermaria

Centro Covid - 27 leitos

HU/UCPel - 10 leitos

Total - 37 leitos clínicos

Maternidade Covid será desativada

A Maternidade Covid do HE/UFPel, instalada onde funcionava antes o Ambulatório da Santa Casa, terá o atendimento suspenso a partir do dia 3 de janeiro. A unidade foi criada para atender gestantes infectadas ou suspeitas para Covid-19 em 2020, mas recebeu poucas pacientes desde então, e, com a necessidade de retomada de alguns serviços de saúde, precisará ser desativada. O atendimento a grávidas, em casos de coronavírus, será prestado pelo HE/UFPel e pelo HUSFP/UCPel, que terão leitos de isolamento para essas pacientes.

“Os leitos de isolamento já são amplamente utilizados em hospitais de outros municípios, como em Porto Alegre, porque é bastante dispendioso manter leitos exclusivos considerando a disponibilização de recursos físicos e humanos para dar suporte, além de que outras doenças não deixaram de existir e, também, precisam desses leitos”, explica a secretária de Saúde, Roberta Paganini.

A SMS e os hospitais destacam que não há riscos para as demais pacientes com a instalação de leitos de isolamento nas alas hospitalares, pois as instituições possuem Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) que são acompanhadas pelas vigilâncias Epidemiológica e Sanitária do Município, a fim de que sigam com rigor os protocolos exigidos. 

Carolina Ziebell, gerente de Atenção à Saúde do HE/UFPel, explica que a instituição organizou um espaço específico para o atendimento de partos de gestantes suspeitas ou confirmadas para Covid-19. “A estrutura contará com uma cama do tipo PPP, que possibilita o atendimento do período pré-parto, parto e pós-parto no mesmo espaço físico, que será isolado dos demais leitos da Maternidade. 

Nessa mesma linha, o diretor de Assistência do HUSFP, Edevar Machado Junior, destaca que a instituição tem feito diversas reuniões para acompanhar os casos de Covid-19 na região e também os impactos das novas variantes do vírus, e, em razão disso, considera seguro encerrar o zoneamento para casos de coronavírus para gestantes, devolvendo, com essa medida, maior capacidade ao sistema de saúde. “O HUSFP continuará adotando protocolos de biossegurança, a fim de garantir a assistência segura de mães e bebês. O planejamento de ações de contingenciamento em eventuais acréscimos na curva de infectividade considera ampliar, na medida do necessário, unidades de isolamento, além das medidas gerais de barreiras sanitárias, para evitar surtos institucionais e contágios”, observa o gestor.

Tags

leitos exclusivos, covid-19, tratamento, maternidade

Carregando 0%
Carregando 0%