ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Transporte e Trânsito

Linhas Anglo e Santa Rosa vão retornar ao transporte coletivo

Retorno ocorre a partir de segunda-feira (1º/8). No sábado (30), os horários estarão disponíveis no site da Prati para consulta

Por Marina Amaral 28-07-2022 | 12:34:25

O Município informa a retomada de duas linhas do transporte coletivo urbano em Pelotas. A linha Anglo vai retornar em virtude do início do ano letivo presencial da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que se dará na segunda-feira (1º/8). Também será reativada a linha Santa Rosa, com saída na rua Rudi Bonow, que estava suspensa devido à pandemia do coronavírus e por condições adversas da via. A partir de sábado (30), os horários estarão disponíveis no site da Prati – www.pratipelotas.com.br.

Aliado ao retorno dessas duas linhas está o acréscimo de horários durante o mês vigente em trajetos identificados com lotação recorrente na cidade. As medidas fazem parte da reestruturação feita pela Secretaria de Transporte e Trânsito (STT), nos atendimentos do transporte público, impactados durante a época da crise sanitária. A população pode entrar em contato pelo telefone (53) 99174-3248 e e-mail transporte@pelotas.rs.gov.br para informações.

Linha Anglo

Para melhor atender a demanda dos estudantes universitários, a tabela que atende a região do bairro Porto será contemplada com mais horários, que estarão intercalados entre a linha Balsa/Anglo, a qual também oferece suporte ao público que se dirige ao campus Anglo da UFPel. 

“Existe uma expectativa boa sobre o retorno das atividades presenciais e nosso planejamento inicial foi feito em cima de projeções que podem ou não se confirmar. Por isso, a tabela estará sendo ajustada conforme a demanda for sendo identificada”, explicou o titular da STT, Flávio Al-Alam.

Dessa forma, a STT adianta que a linha Anglo retornará com uma pequena alteração no trajeto. Com isso, os horários estão escalonados de forma mais precisa, contemplando o deslocamento da área central da cidade até o Campus, no Porto.

Da mesma forma que ocorre na linha Balsa/Anglo, a linha Anglo fará seu trajeto até a avenida Bento Gonçalves. Assim, os usuários que saem dos bairros e desembarcam na área central terão as duas linhas como opção para integração - sendo a integração total para estudantes - e posterior deslocamento até os espaços da Universidade. “Na prática, forma-se um atendimento muito mais rápido e preciso para o deslocamento do Centro até o campus Anglo que é a finalidade da linha”, completou Al-Alam. 

Ambas linhas são rápidas e podem ser utilizadas para chegar ao Campus Anglo. A única diferença é que uma utiliza as ruas General Osório e Benjamin Constant, e, a outra, as ruas Dom Pedro II, Almirante Barroso e Benjamin Constant. 

Confira os principais pontos de embarque e integração das linhas dos demais bairros com a região do Porto.

- Avenida Bento Gonçalves x rua General Osório, na Igreja Universal

- Rua Marechal Deodoro x rua Senador Mendonça

- Rua Marechal Deodoro x rua Voluntários da Pátria

- Rua Marechal Deodoro x rua Marechal Floriano, na loja Hercílio

- Mercado Central

Segundo a STT, as principais conexões noturnas no retorno para os bairros também passarão por ajustes, conforme a demanda, a fim de proporcionar as integrações na área central. 

Linha Santa Rosa

A Linha Santa Rosa, que estava suspensa durante a pandemia e, também, por problemas nas condições físicas das vias, será retomada com o trajeto de saída na rua Rudi Bonow. A linha compreende atendimento específico em ruas que cruzam os bairros Eldorado e Jardim do Prado, oferecendo qualidade aos moradores das duas regiões e dando suporte à avenida Fernando Osório.

Tags

transporte coletivo urbano, linha anglo, linha santa rosa, retomada

Carregando 0%
Carregando 0%