ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Maio Vermelho: Pelotas realiza campanha para prevenção ao câncer de boca

Atendimentos serão mediante agendamento, que já pode ser feito por telefone

Por Luiza Assumpção 19-05-2021 | 14:38:11

Maio é o mês destinado à luta contra o câncer de boca, um dos tipos mais prevalentes no país. Com o slogan “Abra a boca, examine! Previna!”, considerando que a prevenção é o meio mais eficiente de vencer a doença, porque quanto mais cedo o diagnóstico, maior a chance de cura, a Prefeitura de Pelotas, em parceria com a UCPel e UFPel, fará, no dia 28 de maio, um mutirão de atendimentos, via agendamento para evitar aglomerações, em virtude da pandemia. A ação é integrante do projeto Maio Vermelho

Foto: divulgação SMS

Os atendimentos ao público-alvo já ocorrem normalmente e, através deles, foi possível identificar vários casos, explica a chefe do setor de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, Letycia Gonçalves. Durante este mês, a campanha é intensificada com o projeto Maio Vermelho, que visa alertar a população quanto à importância do diagnóstico precoce e estimular discussões voltadas ao diagnóstico da doença entre os profissionais de saúde.

Além dos atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), foi estabelecida uma parceria entre as três instituições, para que pacientes do grupo de risco e/ou com lesões possam ter atendimento no dia da ação, através de agendamento, que pode já ser feito pelo telefone (53) 2128.8511, na Clínica Odontológica da UCPel, onde serão avaliados. Se necessário, realizarão exames complementares ao diagnóstico, oferecidos pela parceria com a UFPel, por intermédio do Centro de Diagnóstico de Doença da Boca (CDDB), que auxilia no diagnóstico com teleconsultas e biópsias.

Qualquer pessoa pode ter câncer de boca

O câncer de boca consiste em um tumor maligno que acomete a cavidade bucal. Os dentistas das UBSs realizam, rotineiramente, avaliação de lesões bucais com o objetivo de identificar precocemente os casos.

Sempre que observadas lesões na boca, que não cicatrizam, como feridas e manchas esbranquiçadas ou vermelhas, a orientação é procurar a unidade de saúde mais próxima da residência, onde os dentistas estão disponíveis e capacitados para avaliação e identificação das situações relacionadas ao câncer bucal. 

Qualquer pessoa pode ter a doença, que é mais comum em quem têm alguns hábitos que se constituem em fatores de risco, pois aumentam a chance de desenvolvê-la. Os indivíduos mais acometidos são homens com mais de 40 anos, fumantes, etilistas, além dos trabalhadores que exercem atividades expostos ao sol sem proteção. 

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que ocorrerão 15,2 mil novos casos, sendo 11.180 em homens e 4.010 em mulheres (2020 - Inca). Diagnosticado precocemente, as chances de cura são maiores e o tratamento é menos invasivo.

Tags

saúde bucal, câncer de boca, maio vermelho, pandemia, ufpel, ucpel

Carregando 0%
Carregando 0%