ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Mais 3,1 mil pessoas recebem a proteção contra a Covid-19

Prefeitura realiza duas ações nesta quinta-feira (12): uma para o público com 25 anos ou mais, nos bairros, e outra destinada às pessoas com 24 anos ou mais, no drive-thru

Por Marina Amaral 12-08-2021 | 17:39:27

Nesta quinta-feira (12), a Prefeitura aplicou mais 3.102 doses da vacina contra o coronavírus, referentes à primeira dose, em Pelotas. Nos pontos de vacinação nos bairros da cidade, foram 1.842 beneficiados com o imunizante, com 25 anos ou mais. No Centro de Eventos, 1.260 pessoas, com 24 anos ou mais, garantiram a proteção por meio do sistema drive-thru. 

Uma delas foi Bruna Orcina. A bacharel em Direito lamentou pelas tantas vítimas que não conseguiram ser imunizadas, mas comemorou o alívio sentido no momento da aplicação, definido como “um misto de sentimentos” e muita emoção. Ela recebeu a vacina pelas mãos da irmã Mariana, estudante do décimo semestre do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). 

“Ser vacinada pela minha irmã, além de materializar um orgulho enorme de ver a profissional competente que ela é, também representou, na figura dela, a gratidão eterna que todos devemos sentir pelos profissionais da saúde”, afirmou Bruna.

Para a estudante Mariana, que já auxiliou em várias ações da Prefeitura, desde o início do processo de vacinação, a experiência é de trazer esperança para cada pessoa - especialmente familiares e amigos - e, ao mesmo tempo, contribuir para o sentimento de realização profissional por fazer parte dessa história. “A esperança de que dias melhores virão aumenta. Peço que todos venham se vacinar e que sigam defendendo o SUS. Vacinas salvam vidas! ", defendeu.   

Nos bairros, foram mais de 1,8 mil imunizados - Foto: Michel Corvello

Confira a programação para os próximos dias

Drive-thru – Centro de Eventos, das 9 às 17h

- Sábado (14) – 1ª dose para pessoas com 23 anos ou mais

Bairros – das 10 às 15h 

- Sexta-feira (13) – 1ª dose para pessoas com 24 anos ou mais

- Segunda-feira (16) – 1ª dose para pessoas com 23 anos ou mais 

Fique atento ao endereço dos pontos de vacinação nos bairros

- Paróquia São José - avenida Duque de Caxias, 520 – Fragata 

- Pelotas Parque Tecnológico – avenida Domingos de Almeida, 1.785 – Areal 

- União Gaúcha - avenida Engenheiro Ildefonso Simões Lopes, 531 – Cohab Tablada 

- CTG Os Farrapos - rua Raul Pompeia, 1.400 – Santa Terezinha 

Associação Rural - Casa da Amizade, avenida Fernando Osório, 1.754 – Três Vendas 

- Colégio Pelotense – Auditório, entrada pela avenida Bento Gonçalves – Centro 

- Comunidade Católica Nossa Senhora de Lourdes - salão da igreja, avenida Amazonas, 515 – Balneário dos Prazeres  

Quais documentos levar

- Documento de identidade; 

- CPF ou Cartão SUS; e

- comprovante de residência ou declaração de moradia assinado pelo proprietário. 

Para agilizar o processo de imunização, tanto nos drive-thrus quanto nos pontos dos bairros, a Prefeitura disponibiliza, no hotsite do coronavírus, o comprovante de vacinação. As pessoas que vão receber a aplicação podem levar o documento impresso e preenchido com as informações pessoais. No entanto, a SMS esclarece que apresentar o comprovante preenchido não é uma obrigação, mas uma maneira de facilitar o trabalho e diminuir o tempo de espera.  

Orientações da SMS

A Secretaria Municipal de Saúde informa que é preciso aguardar o intervalo mínimo de 14 dias entre a aplicação da vacina contra a Covid-19 e qualquer outra do esquema vacinal, incluindo a que protege da gripe, para garantir a imunização correta. 

Além disso, as pessoas que apresentarem sintomas gripais não devem comparecer na data marcada. O mesmo vale para quem tiver positivado para o coronavírus. É necessário aguardar 30 dias do início dos sintomas para receber a aplicação. 

Contribua com uma doação

A campanha de vacinação solidária da Prefeitura continua tanto no drive-thru do Centro de Eventos, quanto nos demais pontos nos bairros. São aceitas doações de roupas e agasalhos, alimentos e produtos de higiene e limpeza, que serão distribuídos a pessoas em situação de vulnerabilidade. Além disso, há necessidade de ração animal, que será destinada ao Canil e ao Gatil municipais, às protetoras e às famílias carentes que tenham animais sob sua tutela.

Tags

vacinação, coronavírus, covid-19

Carregando 0%
Carregando 0%