ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Saúde

Mais 530 idosos são imunizados nesta sexta-feira contra a Covid-19

Semana encerra-se com 1.378 idosos de 74 anos ou mais vacinados nas escolas municipais dos bairros

Por César Soares 26-03-2021 | 17:29:58

A chuva forte que caiu durante a manhã desta sexta-feira (26), em Pelotas, não impediu os idosos de irem até as escolas são aplicadas as doses das vacinas contra a Covid-19 nos bairros. Quinhentos e trinta idosos de 74 anos ou mais foram imunizados. Com esse número, a semana fecha com 1.378 pessoas de 74, 75 e 76 anos vacinadas com a primeira dose da proteção, nas sete escolas municipais, que têm sido pontos fixos de vacinação.

Orgulho e emoção da neta ao vacinar a avó

Um momento bastante especial foi registrado na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ministro Fernando Osório nas Três Vendas. Prestes a se formar, a técnica em Enfermagem, Larissa Cardoso, teve a oportunidade de vacinar a própria avó. "É muito emocionante! Se já é gratificante fazer isso por alguém de fora, imagina para um familiar da gente. Imagina, futuramente, a gente falar desta pandemia e eu dizer que vacinei minha avó. É um orgulho imenso", descreveu a voluntária e futura profissional. 

A avó dela, Georgeta Vieira, também não escondeu a emoção do momento vivido com a neta. "Estou muito feliz e até emocionada. É uma alegria só! Eu estava preocupada, porque a gente já tem uma certa idade e eu sou diabética, e foi a melhor coisa que me aconteceu, ainda mais com a minha neta", comentou.

A técnica em Enfermagem imunizou a avó - Fotos: Michel Corvello

130 vacinados no Pelotense 

No Colégio Municipal Pelotense, a movimentação foi intensa. Até as 11h, cerca de 100 pessoas já haviam sido imunizadas, mesmo com a chuva que caia na região do Centro. Uma delas foi Jurema da Silva. "Estava esperando que chegasse a minha vez, louca que chegasse o meu dia e chegou. Agora é esperar a segunda dose", disse a aposentada. Clair Guimarães estava mais aliviada: "Eu estava muito ansiosa. Estou longe dos netos e bisnetos, há meses, e, agora, vou ter um pouco mais de proteção, mas vou seguir me cuidando" comentou.

Intensa procura pela vacinação no Colégio Pelotense mesmo com chuva - Fotos: Michel Corvello

304 quilombolas imunizados

Entre quarta e esta sexta-feira, o Núcleo de Equidades da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), responsável pela Saúde Negra, vacinou 304 pessoas com mais de 18 anos integrantes das comunidades quilombolas - Algodão, Alto do Caixão, Cerrito Alegre e Vó Elvira. A segunda ida a esses locais será agendada em breve.  

Profissionais de Saúde

A nova etapa de vacinação dos profissionais da saúde, retomada na quinta-feira e que teve continuidade nesta sexta-feira, resultou em 1.034 pessoas vacinadas. Dessa vez, foram disponibilizadas 1.500 doses para trabalhadores de apoio em serviços de saúde. A vacinação de profissionais da área será retomada quando nova remessa de imunizantes, destinada a esse público, for enviada ao Município.  

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Tags

vacinação, idosos, profissionais da saúde

Carregando 0%
Carregando 0%