ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Mais 800 idosos são vacinados contra a Covid

Prefeita acompanhou a imunização de pessoas a partir dos 63 anos, no Colégio Pelotense nesta terça-feira (13). Aplicações seguem na quarta (14), para quem tem 62 anos ou mais, nas escolas dos bairros

13-04-2021 | 17:06:09

Mais 821 pessoas com idades a partir de 63 anos foram vacinadas terça-feira (13) em Pelotas. Depois do drive-thru da semana passada, que atendeu 2.802 idosos dessa faixa etária, um novo grupo pôde ser imunizado em uma das sete escolas municipais preparadas para aplicações. 

No início da tarde, a prefeita Paula Mascarenhas chegou ao Colégio Pelotense para acompanhar os trabalhos. Paula agradeceu a agilidade e o comprometimento das equipes. “Tem sido assim esse processo, que tem nos orgulhado tanto”, destacou.

A prefeita Paula Mascarenhas acompanhou a vacinação no Colégio Pelotense - Fotos: Gustavo Vara

Uma das pessoas que aguardavam pela proteção, no Pelotense, era a Nara Regina Xavier. A imunização teve que ser adiada por alguns dias, pois apresentou sintomas gripais e teve de esperar o aval de seu médico. “Agora estou só pela 2ª dose”, afirmou. 

Nara Regina foi vacinada na tarde desta terça-feira (13) - Foto: Fernando da Silva

Iara Maria Braga, de 63 anos foi sozinha até a escola. Ela, que reside perto da instituição, considerou excelente a escolha dos pontos de vacinação nos bairros. “É mais perto para a gente que não pode sair de carro”, explicou.

Calendário de vacinação para os próximos dias

Aqueles que tiverem 62 e 61 anos poderão comparecer a uma das sete escolas municipais, das 10 às 15h, para receber a primeira dose do imunizante, que protege contra a Covid-19, nesta quarta (14) e quinta-feira (15) respectivamente.

A SMS seguirá disponibilizando mil doses da vacina nos próximos dias, que serão divididas entre os pontos da campanha nos bairros. A vacinação é realizada por ordem de chegada, mediante sistema de distribuição de fichas. É necessário apresentar, no ato, a seguinte documentação: identidade, CPF ou cartão SUS e comprovante de residência.

Acompanhe o cronograma e prepare-se

- Quarta-feira (14) – idosos de 62 anos ou mais

- Quinta-feira (15) – idosos de 61 anos ou mais

Sete escolas foram preparadas para receber os idosos com 63 anos ou mais nesta terça-feira (13) - Fotos: Michel Corvello

 Pontos de vacinação: saiba aonde ir

- EMEF Balbino Mascarenhas - rua Cândido Augusto de Mello, 415 (Simões Lopes) 

- Colégio Pelotense - rua Marcílio Dias, 1.597 (Centro) 

- EMEF Ministro Fernando Osório - avenida Fernando Osório, 1.522 (Três Vendas) 

- EMEF Ferreira Viana - rua João Tomaz Munhoz, s/n° (São Gonçalo) 

- EMEF Afonso Vizeu - rua Francisco Moreira, 285 (Areal) 

- EMEF Francisco Caruccio - rua Leopoldo Brod, 3.220 (Três Vendas) 

- EMEF Francisco Barreto - rua Triunfo, 2.257 (Laranjal)

Se puder, esteja com o Formulário de Vacinação em mãos

O formulário de vacinação, que está disponível para download no hotsite do coronavírus, pode ser levado pelos idosos, previamente preenchido, para apresentação no ato da vacinação. 

Quem optar por levar o documento precisa responder às questões que se encontram nas caixas com a indicação “preenchimento em letra de forma pelo paciente”. É importante ressaltar que não se trata de uma obrigação, mas uma forma que o poder público encontrou para agilizar o processo.

O atestado médico é obrigatório para quem?

O atestado médico também é obrigatório, entre os documentos que devem ser apresentados no ato da vacinação, mas somente para idosos que se incluem nos seguintes casos:

- portadores de doenças reumáticas imunomediadas; 

- pacientes oncológicos, transplantados ou demais casos de imunossuprimidos; e,

- pessoas que apresentaram reação anafilática confirmada a uma dose anterior de vacina Covid-19 ou a qualquer componente dos imunizantes. 

Além disso, quem faz uso de imunoglobulina humana deve se vacinar com, pelo menos, um mês de intervalo entre a administração da imunoglobulina e o imunizante, a fim de evitar que ocorra interferência na resposta imunológica. Não devem ser vacinadas as pessoas que apresentarem, nas últimas quatro semanas, sintomas gripais ou demais doenças febris.

Segunda dose para idosos de 79 a 77 anos

A partir desta quarta-feira (14), pessoas com idades entre 79 e 77 anos, que receberam a primeira dose da vacina entre os dias 14 e 16 de março, poderão receber a complementação da imunização. Os cidadãos que se enquadram nesses quesitos poderão comparecer ao drive-thru, nesta semana, ou em uma das escolas municipais selecionadas a partir da semana que vem.

Acompanhe a agenda

2ª dose idosos – drive-thru – Centro de Eventos, das 9 às 17h

- Quarta-feira (14/4) - idosos de 79 e 78 anos

- Sexta-feira (16/4) - idosos de 77 anos 

2ª dose idosos – nas sete escolas municipais – das 10 às 15h

- Segunda-feira (19/4) - idosos de 79, 78 e 77 anos

Tanto no drive-thru quanto nas escolas, para receber a 2ª dose da vacina, é preciso apresentar a Carteira de Vacinação – para comprovar a primeira dose - e documento de identidade.

É hora de ajudar o próximo

A arrecadação de alimentos não-perecíveis (como arroz, feijão, massa e outros), além de leite e produtos de higiene e limpeza, é feita durante os drive-thrus e nas escolas. Podem contribuir os beneficiados com a vacina e seus acompanhantes. Os produtos serão entregues à Secretaria de Assistência Social (SAS) para a distribuição às famílias em vulnerabilidade social ou que estejam enfrentando dificuldades financeiras devido à pandemia.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Tags

vacinação em pelotas, vacina, vacinação coronavírus, coronavírus

Carregando 0%
Carregando 0%