ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Mais de 1,3 mil trabalhadores da Educação são imunizados contra a Covid-19

Profissionais receberam a 1ª dose da vacina no drive-thru e, também, em ação no IFSul da Praça 20 de Setembro

31-05-2021 | 17:41:40

Profissionais da área da Educação, que atendem ao Ensino Infantil e aos 1º e 2º anos do Fundamental, continuaram a ser imunizados contra a Covid-19, nesta segunda-feira (31), em duas ações da Prefeitura. No drive-thru do Centro de Eventos, destinado aos trabalhadores dos setores de apoio, como merendeiras, higienizadores e porteiros, e administrativo, 929 pessoas receberam a 1ª dose da vacina. No campus do IFSul, na Praça 20 de Setembro, 409 professores, auxiliares de Educação Infantil e monitores também foram vacinados. Ao total, 1.338 mil pessoas receberam a proteção nas ações deste dia.

Fotos: Rodrigo Chagas

Quem estava entre os imunizados do dia, no Centro de Eventos, era a coordenadora do núcleo de Comunicação da Escola São Francisco de Assis, Gabriela Guido de 25 anos. A jornalista contou que receber a vacina trouxe um sentimento de alívio, depois de já ter sido infectada pelo coronavírus, anteriormente, e também ter tido parentes que contraíram o vírus. “Espero que chegue logo a vez de todo mundo”, pediu. 

Gabriela se vacinou no Centro de Eventos - Foto: arquivo pessoal/reprodução de rede social

A orientadora educacional da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Joaquim Dias, no Fragata, Graciele Albuquerque, também recebeu a 1ª dose da vacina durante o drive-thru e destacou a agilidade no atendimento. “Cheguei às 7h30min e, às 10h30min, já estava indo embora. Trouxe comigo uma nova esperança e daqui a pouco estaremos todos vacinados e poderemos voltar à nossa rotina”, destacou a professora.

Vacinação dos profissionais da Educação segue

A imunização daqueles que atuam na Educação segue na terça-feira (1º/6), quando o mesmo grupo que recebeu a proteção no drive-thru desta segunda-feira (profissionais do apoio e administrativo) será imunizado no IFSul, das 9h às 17h. 

Para receber a dose, os integrantes desse grupo precisam apresentar uma declaração emitida pela escola onde trabalham, em papel timbrado, seguindo modelo-padrão disponibilizado pela Prefeitura no hotsite do coronavírus. Além disso, devem levar documento de identidade, comprovante de residência e CPF ou Cartão SUS.

Idosos com 80 anos ou mais continuam imunização

Outro contingente que também será imunizado nesta semana será o de idosos com 80 anos ou mais, que devem comparecer a um dos locais indicados nos bairros, para receber a 2ª dose da AstraZeneca na terça e na quarta-feira (2).

A aplicação da vacina para esse grupo ocorrerá das 10 às 15h, e os contemplados deverão apresentar documento de identidade com foto e Carteira de Vacinação, a fim de comprovar a 1ª dose.

Confira o cronograma para idosos e profissionais da Educação

* Terça-feira (1º) – 1ª dose da vacina para trabalhadores da Educação, dos setores de apoio (merendeiras, higienizadores e porteiros) e administrativo, no IFSul, das 9 às 17h.

* Terça-feira (1º) - 2ª dose da vacina para idosos com 82 anos ou mais, que receberam a 1ª dose nos dias 1º e 2 de março, das 10 às 15h, nos sete pontos dos bairros.

* Quarta-feira (2) - 2ª dose da vacina para idosos com 80 anos ou mais, que receberam a 1ª dose nos dias 3, 4 e 5 de março, das 10 às 15h, nos sete pontos dos bairros.

Veja mais

+ Prefeitura amplia ações de vacinação nesta semana

Locais de vacinação

* Para 1ª dose dos profissionais da Educação

IFSul, Praça 20 de Setembro, com entrada pela rua Jornalista Candido de Mello

* Para 2ª dose dos idosos

- CTG Raízes do Sul - avenida Cidade de Lisboa, 610 – Fragata

- CTG Negrinho do Pastoreio - avenida João Gomes Nogueira, 273 – Areal

- União Gaúcha - avenida Engenheiro Ildefonso Simões Lopes, 531 - Cohab Tablada

- CTG Os Farrapos - Rua Raul Pompeia, 1.400 – Santa Terezinha

- Associação Rural - Casa da Amizade, avenida Fernando Osório, 1.754 – Três Vendas

- Colégio Pelotense – Auditório, entrada pela avenida Bento Gonçalves – Centro

- Comunidade Católica Nossa Senhora de Lourdes - salão da igreja, avenida Amazonas, 515 – Balneário dos Prazeres

SMS orienta a população

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que é preciso aguardar um intervalo mínimo de 14 dias entre a aplicação da vacina contra a Covid-19 e qualquer outro imunizante, incluindo o que protege da gripe, para garantir a imunização correta.

Além disso, as pessoas que apresentarem sintomas gripais não devem comparecer na data marcada. O mesmo vale para quem tiver positivado para o coronavírus. É preciso aguardar 30 dias do início dos sintomas para proceder com a aplicação.

Tags

coronavírus, covid-19, vacinação, drive-thru, educação

Carregando 0%
Carregando 0%