ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Saúde

Mais de 1.300 idosos de 79 e 78 anos recebem 2ª dose da vacina

Nas escolas municipais, mais 853 idosos de 62 anos receberam a 1ª dose

Por César Soares 14-04-2021 | 17:49:51

Entre primeira e segunda doses, mais de dois mil idosos foram vacinados nesta quarta-feira (14) em Pelotas. No drive-thru, no Centro de Eventos Fenadoce, 1.312 pessoas de 79 e 78 anos concluíram a imunização contra o coronavírus. Nas escolas, 853 idosos, a partir dos 62 anos, receberam a primeira dose da CoronaVac.

Moradora do bairro Areal, Eloisa Arruda de 62 anos preferiu se deslocar até a Escola Municipal de Ensino Fundamental Afonso Vizeu, onde a movimentação foi tranquila ao longo do dia, e estava bastante feliz com a imunização. "Nem dormi direito esta noite. Estava muito ansiosa para me vacinar, aguardando que chegasse a minha vez. Agora, estou bem mais tranquila", comentou. A atenção recebida na escola foi destacada por Elisabete Gonçalves assim que recebeu a aplicação. "Preferi vir aqui e não me arrependi. O atendimento de todos é muito bom. Estão de parabéns", elogiou.

Na Escola Afonso Vizeu, foi aplicada a 1ª dose - Fotos: Rodrigo Chagas.

No drive-thru, mesmo sendo dia da segunda dose para duas faixas etárias, a movimentação nos pavilhões do Centro de Eventos foi calma tanto no período da manhã quanto à tarde. Acompanhada pelas netas, Ana Raupp era só alegria. "Estou muito feliz, muito feliz mesmo" resumiu, enquanto outra beneficiada, Maria Raquel Delanoy de 79 anos, estava com planos em vista. "Agora, quero me preparar para ver os netos. Faz um ano que não os vejo", comentou, destacando também toda a organização e a estrutura montada que lhe oportunizou fazer tanto a primeira como a segunda dose em poucos minutos.

Mais de mil pessoas receberam a 2ª dose no drive-thru nesta quarta-feira - Fotos: Rodrigo Chagas.

Arrecadação de alimentos

A solidariedade tem sido uma marca importante da comunidade pelotense, com a contribuição de doações voluntárias de alimentos não-perecíveis, leite e produtos de higiene e limpeza, tanto no Centro de Eventos, durante os drive-thrus de vacinação, quanto nas escolas. Até as 11h30min desta quarta-feira, cerca de 300 quilos de alimentos, como arroz, feijão, farinha, massa e outros itens, já haviam sido arrecadados. 

Mariângela Aguiar foi levar a tia para receber a segunda dose da CoronaVac deixou sua doação. "Muito importante e necessário nesse momento, porque tem muita gente precisando", enfatizou. Quem quiser colaborar com a campanha pode levar seu donativo para entregar no drive-thru ou nas escolas. 

Doação para a campanha de arrecadação de alimentos é satisfatória - Foto: Rodrigo Chagas

Os produtos serão entregues à Secretaria de Assistência Social (SAS) para a distribuição às famílias em vulnerabilidade social ou que estejam enfrentando dificuldades financeiras devido à pandemia. 

Acompanhe a programação da semana

1ª dose idosos – escolas, das 10 às 15h

- Quinta-feira (15/04) – idosos de 61 anos ou mais – Local: escolas dos bairros – Serão disponibilizadas mil doses divididas entre os locais.

2ª dose idosos – drive-thru – Centro de Eventos, das 9 às 17h

- Sexta-feira (16/4) - idosos de 77 anos.

2ª dose profissionais da saúde – IFSul da Praça 20 de Setembro, das 9 às 17h

- Quinta-feira (15/4) – profissionais que se imunizaram no dia 15 de março.

Escolas com aplicação da vacina

- EMEF Balbino Mascarenhas - rua Cândido Augusto de Mello, 415 (Simões Lopes) 

- Colégio Pelotense - rua Marcílio Dias, 1.597 (Centro) 

- EMEF Ministro Fernando Osório - avenida Fernando Osório, 1.522 (Três Vendas) 

- EMEF Ferreira Viana - rua João Tomaz Munhoz, s/n° (São Gonçalo) 

- EMEF Afonso Vizeu - rua Francisco Moreira, 285 (Areal) 

- EMEF Francisco Caruccio - rua Leopoldo Brod, 3.220 (Três Vendas) 

- EMEF Francisco Barreto - rua Triunfo, 2.257 (Laranjal) 

Documentação

Para a 1ª dose

- Documento de identidade

- Cartão SUS ou CPF

- Comprovante de residência

Para a 2ª dose 

- Carteira de Vacinação (para comprovar a 1ª dose)

- Documento de identidade

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Tags

vacinação, 1ª e 2ª dose, idosos, centro de eventos, escolas

Carregando 0%
Carregando 0%