ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Mais de 900 idosos e 400 profissionais da saúde são vacinados

Nesta quinta-feira, será a vez dos idosos imunizados no dia 11 de fevereiro retornarem para vacinação. Também devem comparecer os profissionais de Enfermagem

10-03-2021 | 18:03:06

Dois grupos prioritários para a imunização contra Covid-19 passaram a receber, nesta quarta-feira (10), a segunda dose da vacina: os idosos com mais de 85 anos e os profissionais da saúde de 18 a 60 anos - auxiliares e técnicos de Enfermagem. O Município vacinou, somente nesta quarta-feira, 947 idosos dessa faixa etária, além de, aproximadamente, 400 profissionais de saúde. A complementação da prevenção ao coronavírus segue nos próximos dias.

Os idosos com mais de 85 anos, que receberam a primeira dose da CoronaVac no dia 10 de fevereiro, voltaram, neste dia 10 de março, às mesmas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para a segunda aplicação. Nos locais, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) registrou movimento tranquilo, sem aglomerações.

Nesta quinta-feira (11), será a vez dos idosos da mesma faixa etária, vacinados em 11 de fevereiro, voltarem à mesma UBS onde receberam a primeira aplicação, para a segunda. Na sexta-feira (12), deverão ser imunizados, pela segunda vez, os que tomaram a vacina no dia 12 de fevereiro, também na mesma Unidade de saúde. As UBSs atendem das 10 às 15h, sendo que é necessário apresentar a carteira de vacinação e um documento de identidade. 

Idosos voltam às UBSs para receber a segunda dose da vacina - Fotos: Rodrigo Chagas

Confira a programação

* Quinta-feira (11) e sexta-feira (12) – vacinação de idosos, 85 anos ou mais, nas UBSs Simões Lopes, Salgado Filho, Laranjal, Fraget, Porto, Lindoia, Bom Jesus, das 10 às 15h

* Sábado (13) – Drive-thru - estacionamento do IFSul, na rua Gonçalves Chaves, 3.218, próximo ao Colégio Assis Brasil das 9 às 17h.

Vacinação dos profissionais de saúde

Além dos idosos, nesta quarta-feira, a SMS começou a aplicar a segunda dose nos profissionais de saúde, entre 18 e 60 anos, que estão na ativa. Essa etapa é direcionada aos auxiliares e técnicos de Enfermagem e enfermeiros. Cerca de 393 pessoas desse grupo receberam a imunização até as 16h30min. 

A aplicação das doses para esse grupo prossegue na quinta-feira (11), das 9 às 17h, nos prédios do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) - Campus Pelotas (rua Jornalista Cândido de Mello - entrada pelo estacionamento) e Reitoria (rua Gonçalves Chaves, 3.218). 

Na sexta-feira (12), será aplicada a segunda dose em médicos, dentistas e fisioterapeutas da mesma faixa etária, também no prédio correspondente ao local onde foi feita a primeira dose, nas instalações do IFSul.

Veja os endereços

* Reitoria, na rua Gonçalves Chaves, 3.218, próximo ao Instituto Assis Brasil

* Campus Pelotas, na rua Jornalista Cândido de Melo, com entrada pelo estacionamento

Alerta aos que ainda não procuraram a segunda dose

A SMS alerta aos profissionais de saúde com mais de 60 anos, que ainda não fizeram a segunda dose da vacina, que também podem procurar o mesmo prédio do IFSul onde receberam a primeira aplicação. A secretária de Saúde, Roberta Paganini, esclarece a importância de completarem a imunização.

"Não temos vacina para todas as pessoas. Estamos trabalhando com grupos prioritários, tentando imunizar os profissionais de saúde, que são os mais expostos, e a faixa etária da população mais vulnerável. Então, esses profissionais, que tiveram a possibilidade de se vacinar, não devem perder a segunda dose. Seria um desperdício não completar o calendário vacinal e não garantir a imunização dessas pessoas priorizadas. É muito importante que façam a segunda dose no tempo adequado", enfatizou.

Todos os profissionais de saúde deverão apresentar carteira de vacinação e documento de identidade. 

Primeira dose para quem tem mais de 80 anos

Também nesta quarta-feira, o Centro de Especialidades começou a aplicar a primeira dose nos idosos com mais de 80 anos, que ainda não receberam a imunização. No total, foram vacinadas 19 pessoas. A vacinação para essa faixa etária prossegue no local das 8 às 15h. É necessário apresentar documentos de identidade e CPF, comprovante de residência e cartão SUS (preferencialmente). O Centro fica localizado na rua Voluntários da Pátria, 1.420.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Tags

vacina, vacinação, idosos, covid-19, coronavírus

Carregando 0%
Carregando 0%