Marroni decreta situação de emergência em Pelotas
O prefeito Fernando Marroni assinou nesta quinta-feira (18) o decreto 7.130, que estabelece situação de emergência nas áreas afetadas pelo ciclone extratropical que atingiu Pelotas na semana passada, dias 9 e 10 deste mês. O documento foi publicado dentro do período de dez dias previsto em lei, prazo estipulado para reunir informações capazes de embasar a medida. Além de relatórios completos feitos por equipes de várias secretarias sob a coordenação da pasta municipal de Proteção e Defesa Civil, o decreto se valeu de levantamento do Escritório Municipal da Emater, o qual indicou perdas agropecuárias, e do Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPPMet/UFPel), que discorreu sobre o evento climático extremo. Nos dois dias foram registradas chuvas de 120 milímetros (80 milímetros em 12 horas) e rajadas de vento de 80 quilômetros por hora. O prejuízo estimado é de mais de R$ 7,4 milhões.
“Utilizamos o tempo disponível para reunir o maior número possível de informações e assim ganhar agilidade para recuperar a estrutura avariada”, disse o prefeito. Conforme ele, a situação de emergência formalizada no decreto 7.130 garante agilidade ao município para ter acesso a recursos em âmbito estadual e federal. O montante será investido na recuperação da estrutura destruída ou comprometida pela força das águas e do vento.
Imagem feita quarta-feira (10) na zona rural de Pelotas. Região foi a que mais sentiu os efeitos do ciclone extratropical que atingiu o município semana passada (Fotos: Divulgação/Secretaria de Proteção e Defesa Civil)
A zona rural de Pelotas foi a mais castigada, com duas pontes arrastadas pelas águas e outras 12 com avarias que precisam de reparo e manutenção. As estradas também sofreram impacto em diversos pontos da colônia, comprometendo o escoamento da safra do pêssego. Houve perdas também nas lavouras de milho, tabaco e soja.
Os estragos, no entanto, não atingiram somente a infraestrutura viária do interior. UBSs e escolas também apresentaram problemas em decorrência dos efeitos do ciclone. O posto de saúde do Gruppelli foi o mais afetado, com perdas em mobiliário, equipamentos, eletrodomésticos, material de escritório e medicamentos (já respostos pela Farmácia Municipal), além de danos internos na edificaçãoundefined Os prejuízos na unidade, segundo levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, somam R$ 63.319,84.