Núcleo de Serviço Social da SMS promove workshop de educação permanente e reúne profissionais da rede municipal

Município alinha trabalho do assistente social na área da saúde

Núcleo de Serviço Social da SMS promove workshop de educação permanente e reúne profissionais da rede municipal
Por Ascom 04-12-2023 | 14:38:04
Tags: serviço social, saúde, workshop, educação permanente

Com objetivo de alinhar o processo de trabalho do assistente social na esfera da saúde, o Núcleo de Serviço Social da Secretaria Municipal de Saúde (Nuseso/SMS), vinculado à Diretoria de Gestão Estratégica, promoveu um workshop, na sexta-feira (1º), de educação permanente. O evento contou com apoio da Anhanguera Educacional e do IFSul.

Intitulado Processo de Trabalho do Assistente Social na Saúde, o workshop iniciou-se com a mesa de abertura composta pela secretária de Saúde, Roberta Paganini, a coordenadora do Conselho Regional de Serviço Social, assistente social Cláudia Gonzales, e a coordenadora do Nuseso, assistente social Daiane da Rosa. 

O Serviço Social, conforme explicou Daiane, é uma profissão interventiva que não utiliza de procedimentos, mas dispõe de instrumental técnico-operativo, além de capacidade para articular equipe e rede intersetorial. Tudo isso, para “responder à leitura de realidade socioterritorial na qual atua e defende a efetivação de direitos e garantia de acesso”, completou.

A atividade reuniu profissionais de diversas esferas do âmbito municipal, como da Atenção Primária, de Unidades Básicas de Saúde e da Rede de Atenção Psicossocial, além de instituições de saúde como o Pronto Socorro de Pelotas e a Santa Casa de Misericórdia. 

Evento reuniu profissionais - Fotos: Divulgação/SMS

Para o ano de 2024, o Núcleo de Serviço Social preparou o cronograma de educação permanente, tendo em vista a qualificação e o fortalecimento da categoria.

Profissão considerada tradutora da sociedade

O Serviço Social é uma profissão de nível superior, cujo objeto é a questão social e as suas múltiplas determinações na vida social, a partir das quais são elaboradas respostas concretas às demandas, em consonância com a Lei 8.662/1993, que regulamenta o ofício. Por se tratar de uma atuação na esfera da saúde, o profissional tem como base o documento Parâmetros para a Atuação de Assistentes Sociais na Saúde, bem como a legislação norteadora do Sistema Único de Saúde (SUS) e plano municipal de saúde.

Durante o evento promovido pelo Município, as assistentes sociais convidadas, Aline Leal da Prefeitura de Rio Grande, e Luciane da Silva da Prefeitura de Canguçu, provocaram reflexões sobre o processo de trabalho e incentivaram o compartilhamento de experiências dos participantes. Aline é especialista em Estratégia Saúde da Família e atua na Equipe Multiprofissional e no Centro de Referência em Atendimento Infantojuvenil, e Luciane é servidora vinculada ao Centro de Atenção Psicossocial e atua na Faculdade de Medicina.

O enfoque nos Princípios do SUS e Parâmetros da Atuação do Assistente Social na Área da Saúde trabalhado por Luciane, deu início ao diálogo com a categoria, que foi complementado com a fala de Aline que enfatizou O Papel do Assistente Social e suas práticas dentro do âmbito do SUS: Perspectiva a partir de outro olhar.

Luciane, ao parabenizar a iniciativa, observa que “Na área da saúde, é imprescindível a atuação desse profissional, pois a leitura da realidade vivenciada de toda a conjuntura e contexto traz um pensar ampliado de saúde e de pensar o ser na sua integralidade”. O papel do Serviço Social, portanto, é a defesa dos direitos, propiciando a leitura ampliada que complementa o trabalho interdisciplinar nos três níveis de complexidade da atenção em saúde e subsidia a continuação da linha de cuidado, articulando políticas e ações no território.

“O assistente social é um tradutor da sociedade dentro dos serviços de saúde, ou seja, ele é quem vai levar o contexto social do indivíduo ao entendimento das equipes técnicas, por ser um profissional que perpassa outras esferas, fazendo alinhavos com a rede de proteção, rede de garantia de direitos, e outras esferas governamentais”, destacou Aline, motivo pelo qual o investimento em Educação Permanente é fundamental.

Notícias Relacionadas

Vigilância Sanitária fiscaliza alimentos na Fenadoce

Vigilância Sanitária fiscaliza alimentos na Fenadoce

Prefeitura treina 21 agentes de combate às endemias

Prefeitura treina 21 agentes de combate às endemias

UBS na Rua estará na Vila Governaço neste sábado (19)

UBS na Rua estará na Vila Governaço neste sábado (19)

UBSs completam 45 dias com horário estendido

UBSs completam 45 dias com horário estendido