Projeto interinstitucional apoiado pela Prefeitura revelou talentos pelotenses e conquistou títulos históricos para a cidade

Município homenageia atletas do Remar para o Futuro

Projeto interinstitucional apoiado pela Prefeitura revelou talentos pelotenses e conquistou títulos históricos para a cidade
Por Autor desconhecido 14-05-2019 | 12:45:13
Tags: remar para o futuro , esporte , educação , homenagem , remo

Um dia para reverenciar o remo pelotense. Mais do que isso, momento de reconhecer quem fomenta o esporte, estimula a vida saudável e dá visibilidade a atletas que se destacam na modalidade. Nesta terça-feira (14), a prefeita Paula Mascarenhas homenageou a equipe do ‘Remar para o Futuro’ – projeto gratuito da Prefeitura, que beneficia alunos do Município e revelou talentos para o Brasil, com a conquista de títulos e pódios inéditos para Pelotas.

Projeto de remo abre as portas do esporte a alunos da rede municipal de ensino - Fotos: Gustavo Vara

Remar para o Futuro: atletas conquistam vagas na Seleção Brasileira

Remadores pelotenses conquistam medalhas no Campeonato Sul-Americano

Flamengo vai patrocinar jovens remadores de Pelotas

Os mais recentes são a classificação de seis pelotenses à Seleção Brasileira de Remo e as medalhas garantidas no Campeonato Sul-Americano, o que contribuiu para que o país alcançasse a quarta colocação do ranking geral da competição. Além dos feitos históricos para a cidade, o grupo também é referência para novos talentos que ingressam no projeto e são reflexo do efeito alavancador proporcionado pelo esporte.  

“Esse é o papel do poder público: buscar caminhos que transformem vidas e sejam ferramentas efetivas de inclusão e de criação de oportunidades. A homenagem de hoje demonstra nosso orgulho pelo projeto que revela talentos nas escolas públicas e possibilita tantas experiências enriquecedoras para os nossos jovens. Pelotas, hoje, vibra com o Remar para o Futuro; vocês são nossos exemplos”, afirmou a prefeita.

As placas foram entregues aos remadores Evelen Cardoso, Mariana Macedo, Piedro Tuchtenhagen, Robson Radmann, Facundo Mezquita, Maria Fhurmann e Shaiane Ucker. A prefeita também homenageou o técnico e coordenador do projeto, Oguener Tissot, por seu comprometimento e dedicação ao projeto.

Orgulho

Na cerimônia realizada no Paço Municipal, não faltaram sorrisos de alegria e olhares emocionados dos maiores fãs dos atletas: seus familiares. Entre eles, Ceila Funari, mãe de Mariana, 17 anos. A jovem é ex-aluna da Emef Dom Francisco de Campos Barreto, no Laranjal, e já acumula medalhas e conquistas importantes, como a vaga na Seleção Brasileira e a federação ao Clube de Regatas Flamengo.

Mariana, ex-aluna da Emef Dom Francisco de Campos Barreto, é federada ao Flamengo e representa a Seleção Brasileira de Remo - Fotos: Gustavo Vara
“Eu não digo que ela se encontrou no remo, mas sim, que ele encontrou a minha filha. O projeto foi até a escola, abriu essa porta e foi um divisor de águas na vida dela. O esporte foi fundamental para torná-la mais determinada, focada e madura. Hoje digo com orgulho que sou mãe de uma campeã brasileira de remo”, disse Seila, emocionada.

Modelo a seguir

Sentados na primeira fila, alunos recém-ingressados no Remar para o Futuro olhavam para os atletas mais velhos com a admiração de quem compartilha o mesmo sonho. Representando os colegas campeões, Maria reportou-se aos iniciantes no remo, contou algumas das suas experiências e encorajou os colegas: “Não desistam dos sonhos de vocês”, afirmando que o projeto transformou sua vida e foi o caminho para a realização de seus objetivos.

O papel inerente ao esporte de unir e envolver a comunidade foi ressaltado pelo técnico Oguener Tissot. De acordo com ele, o Remar para o Futuro vem reconstruindo a história do remo em Pelotas, iniciada em 1874. “São jovens promissores que, hoje, são espelho para os novos participantes. O projeto prova que quando oportunidades são ofertadas às crianças e adolescentes no turno inverso da escola, eles têm tudo para brilhar”, salientou Tissot.

Jovens ingressantes no projeto acompanharam a cerimônia nesta terça - Foto: Gustavo Vara

Novos desafios

A possibilidade de incluir alunos da rede municipal no remo foi articulada por Paula, em 2015, enquanto vice-prefeita. “Que este projeto inspire as futuras administrações a seguir investindo no esporte e que estes atletas continuem levando o nome da cidade para todos os cantos do Brasil e do mundo", acrescentou a prefeita. O próximo desafio do grupo é uma seletiva no Rio de Janeiro, neste mês, que poderá levar os pelotenses a Tóquio, no Campeonato Mundial de Remo. 

Remar

O projeto totalmente gratuito, que beneficia 30 alunos da rede municipal, envolve a Prefeitura, o Clube Centro Português 1º de Dezembro, a UFPel, o Flamengo e a Academia de Remo Tissot, além de contar com o apoio do Grêmio Náutico União e da iniciativa privada, através do ‘Adote um Atleta’ – programa apoiado pela Arroz Emoções, Freedom Veículos Elétricos, CFC Drive Car e Sicredi. 

A parceria possibilita aos participantes vale-transporte, atendimento com educadores físicos, fisioterapeuta, nutricionista e traumatologista, aulas de ioga, musculação, entre outros. O secretário de Educação e Desporto, Artur Corrêa, e o diretor de Desporto, Sérgio Ferreira, acompanharam a cerimônia desta terça.

Notícias Relacionadas

Remadores pelotenses conquistam medalhas no Campeonato Sul-Americano

Remar para o Futuro: atletas conquistam vagas na Seleção Brasileira

Flamengo vai patrocinar jovens remadores de Pelotas