ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Segurança Pública

Município intensifica abordagens noturnas das Operações Integradas

Com a participação da Guarda Municipal, ações aumentam após o período de calamidade e a retomada do movimento noturno em Pelotas

Por César Soares 17-06-2024 | 18:01:48

Equipes das forças de segurança da Operação Integrada intensificaram as ações de monitoramento e fiscalização do cumprimento da Lei 7.199/2023 que estabelece normas de preservação e garantia do sossego público. Só na primeira quinzena de junho já foram registrados 718 abordagens e 585 veículos fiscalizados em diferentes áreas da cidade.

Abordagem na Operação. Foto: divulgação GM.

 O serviço foi reforçado com o fim do período de calamidade devido às cheias em que o movimento havia diminuído e parte dos efetivos da segurança estava envolvida nos trabalhos de resgate e auxílio junto à Sala de Situação. As Operações Integradas seguem sendo realizadas semanalmente, por meio de uma força-tarefa e da união de diferentes instituições de segurança e fiscalização do município, que fazem parte do Pacto Pelotas pela Paz: Brigada Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, agentes de Trânsito e fiscais da Prefeitura.

Conforme a secretária municipal de Segurança, Cíntia Aires, as operações seguem sendo o ponto focal da GM. "As ações das operações integradas são fundamentais para coibir crimes e violências de modo geral, tendo direcionado grande esforço para coibir também a perturbação do sossego público, garantindo o direito da população ao descanso", observou Cíntia, projetando para o segundo semestre a manutenção dos indicadores de criminalidade estáveis e ampliação das ações para outras áreas de perturbação do sossego.

Para o supervisor operacional da Guarda, o GM Lemes, "esses números refletem o esforço conjunto das autoridades locais para garantir a segurança e o cumprimento das normas durante as operações integradas no período mencionado".

Monitoramento e fiscalização. Fotos: divulgação GM.

Junto às ações integradas, a Guarda está encarregada da fiscalização do Decreto nº 6.876, de 20 de maio, que abrange o quadrilátero formado pelas Ruas Félix da Cunha, Almirante Barroso, Gomes Carneiro e Tiradentes. Além disso, o efetivo da Guarda Municipal responde pelo trabalho de patrulhamento preventivo diurno e noturno em todas as regiões da cidade diariamente.

Números da primeira quinzena de junho 

• Pessoas abordadas: 718

• Veículos fiscalizados: 585

• Veículos recolhidos: 18 (sendo 6 por embriaguez)

• Veículos autuados: 77

• AIT (Auto de Infração de Trânsito): 103

• Estabelecimentos fiscalizados: 2

• Estabelecimento autuado: 1

Tags

Operações, Integradas, ações, Guarda Municipal, 700 abordagens

Carregando 0%
Carregando 0%