ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Saúde

Município oferece teleconsultas de saúde mental online

Teleatendimento de Saúde Mental realizou, no mês de fevereiro, 190 consultas. Público-alvo são pessoas que apresentam sintomas psicológicos leves causados pelo impacto da pandemia e pela infecção por coronavírus

Por Marina Amaral 13-04-2022 | 10:27:55

Desde janeiro deste ano, consultas de forma online com psicólogos e médico psiquiatra são disponibilizadas pelo Município. O Teleatendimento de Saúde Mental é destinado a pessoas maiores de 18 anos, os quais apresentam sintomas psicológicos leves causados pelos impactos da pandemia do coronavírus na vida diária e, também, devido à doença. A iniciativa integra o processo de reestruturação da rede de Atenção Primária em Pelotas. 

Só no mês de fevereiro, foram 190 teleconsultas atendidas. O serviço tem capacidade para atender 40 novos pacientes mensalmente para psicoterapia breve, conforme explicou a coordenadora da Telemedicina da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Ângela Lima. São sete psicólogos da SMS e um médico psiquiatra envolvidos nos atendimentos.

Os pacientes são encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O nome e telefone do usuário são repassados à equipe de Telemedicina, responsável por executar o serviço remoto, que entra em contato com objetivo de dar as orientações necessárias sobre o atendimento, que é realizado via plataforma Google Meet. 

“O paciente realiza seis teleconsultas com o psicólogo. É feita uma psicoterapia breve, focada em uma queixa principal, na qual procura-se obter, em um curto prazo, uma melhora na qualidade de vida. Caso o usuário necessite de medicação, é encaminhado para consulta com o psiquiatra, também online”, detalhou Ângela.

Após a sexta consulta, caso seja necessário dar continuidade ao tratamento, o usuário é encaminhado ao Ambulatório de Saúde Mental, para ingresso no atendimento em grupo, ou poderá ter sua psicoterapia estendida, com mais duas consultas remotas.

Tags

teleconsultas, teleatendimento, saúde mental, pandemia

Carregando 0%
Carregando 0%