Sistema de agendamento e melhorias na infraestrutura são destaque na ampliação dos serviços. Em virtude de adequação do novo espaço, unidade fecha temporariamente na próxima quarta-feira (15)
Por Micael Carvalho 13-03-2023 | 11:16:46
Com o objetivo de ampliar e melhorar a qualidade dos serviços da Farmácia Municipal, a Prefeitura de Pelotas fará mudanças no atendimento e na infraestrutura do local. Em razão das adequações necessárias do novo espaço, a unidade fechará na próxima quarta-feira (15), com retorno previsto a partir de segunda-feira (20).
A estrutura, localizada na rua Professor Araújo número 2016, faz atualmente a distribuição de medicamentos do componente Atenção Básica (responsabilidade municipal), do componente Especializado (competência estadual) e daqueles sob ordem judicial. A partir do dia 20 de março, as entregas de competência estadual passarão a ocorrer exclusivamente no prédio ao lado (rua Professor Araújo, 1998).
De acordo com a secretária de Saúde, Roberta Paganini, a partir da divisão, a unidade municipal irá qualificar ainda mais o atendimento. "Com as novas adequações iremos ampliar os espaços, garantir um maior quadro de profissionais, e, consequentemente, melhorar a qualidade do serviço", assegura a gestora.
O sistema de agendamento para a retirada dos medicamentos também representará avanço no serviço prestado. A partir da tecnologia desenvolvida em parceria com a Companhia de Informática de Pelotas (Coinpel), os usuários, além de consultar a disponibilidade do estoque, poderão realizar o encaminhamento de receitas para retirada dos remédios de Atenção Básica.
Com o novo formato, os usuários não precisarão ir até a Farmácia Municipal para fazer os agendamentos, o que deve representar uma diminuição expressiva nas filas. O sistema passa a funcionar no Município a partir do dia 20 março por meio do link https://pelotas.com.br/agenda-farmacia.
Por meio do Programa de Financiamento Farmácia Cuidar+, do governo do Estado, o Município passará a contar com consultório exclusivo para atendimento direto com o profissional farmacêutico. O serviço será disponibilizado especialmente para pacientes portadores de Doenças Pulmonares Obstrutivas Crônicas (DPOC) e também para pacientes com asma.
O coordenador da Assistência Farmacêutica, Fabian Teixeira Primo, orienta que os usuários que necessitarem buscar medicamentos de atenção básica, no período em que a unidade central estiver fechada, podem procurar as farmácias distritais. Já os medicamentos especializados, de competência estadual, devem ser retirados a partir da reabertura da unidade no dia 20 de março.
UBS Guabiroba: rua Arnaldo da Silva Ferreira, 352 - 7h30min às 17h
UBS Lindóia: avenida Ernani Osmar Blaas, 344 - 8h às 17h
UBS Navegantes: rua Darcy Vargas, 212 - 8h às 17h
UBS Simões Lopes: avenida Viscondessa da Graça, 107 - 7h30min às 13h30min
UBS Virgílio Costa: rua Epitácio Pessoa, 1.291 - 7h30min às 13h30min