Iniciativa incluiu vistoria nas residências e orientação sobre métodos preventivos contra a doença

Município realiza mutirão de combate à dengue no Arco-íris

Iniciativa incluiu vistoria nas residências e orientação sobre métodos preventivos contra a doença
Por Carol Quincozes 30-11-2023 | 17:13:32
Tags: dengue, mutirão, Arco-íris, mosquito

A Prefeitura de Pelotas promoveu, durante esta quinta-feira (30), mutirão educativo de combate à dengue, no Arco-íris. O trabalho dos agentes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) envolveu vistoria nas residências e orientação acerca dos cuidados necessários, além da entrega de panfletos informativos.

Equipes da Prefeitura percorreram o bairro Arco-íris em blitz educativa alertando sobre a necessidade de combater a proliferação do mosquito transmissor da dengue (Fotos: Michel Corvello)

Durante o ano, o número de notificações de casos suspeitos chegou a 205 e, desses, 185 são de residentes em Pelotas. Ao todo, foram 33 confirmados, 18 do município. Atualmente, 11 casos estão sendo investigados. Os meses de maio, junho e abril foram os que tiveram mais registros da doença, com 85, 36 e 18 ocorrências respectivamente.

Em relação aos focos do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, 705 pontos foram computados, com 427 focos em residências. Os bairros de maior incidência foram Areal, Fragata, Centro e Três Vendas. 

Conforme a agente de combate às endemias, Ilde Weber, o aumento de casos no Arco-íris foi uma das razões para a realização do mutirão. “Nós lançamos essa campanha que é uma espécie de bota-fora. Estamos visitando as residências e disponibilizando o contato para a retirada de materiais que acumulam água. Eliminando os depósitos de água, eliminamos os focos”, diz.

Adesão da população

Rodrigo Dufau, morador do Arco-íris há cinco anos, relata que a orientação fornecida pelos agentes auxilia na diminuição do número de casos e focos do transmissor, assim como o novo serviço de recolhimento de materiais inservíveis. “Às vezes, vemos o acúmulo de resíduos e acionamos o serviço de retirada de materiais, que tem ajudado bastante”, relata.

A cabeleireira Valéria Ribeiro mora na região há 21 anos e, apesar de nunca ter tido dengue, coloca em prática todos os cuidados recomendados e considera que ações desse gênero ajudam os moradores. “Esse tipo de orientação auxilia a população nos hábitos de prevenção contra o mosquito”, afirma.  

Cuidados de prevenção no combate ao Aedes aegypti

- Manter caixas d’água tampadas ou vedadas

- Guardar garrafas e vasilhas com a abertura virada para baixo

- Não acumular pneus ao ar livre e descartá-los em locais indicados

- Manter os pratinhos de vasos de plantas com areia ou secos

- Eliminar recipientes que sirvam para acumular água

- Usar água sanitária em ralos, pelo menos uma vez por semana

- Manter pátios limpos

- Limpar assiduamente as vasilhas de comida e de água dos animais

Em caso de denúncia, a população pode entrar em contato com a Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) pelo telefone (53) 99115-6284.

Notícias Relacionadas

Vigilância Sanitária fiscaliza alimentos na Fenadoce

Vigilância Sanitária fiscaliza alimentos na Fenadoce

Prefeitura treina 21 agentes de combate às endemias

Prefeitura treina 21 agentes de combate às endemias

UBS na Rua estará na Vila Governaço neste sábado (19)

UBS na Rua estará na Vila Governaço neste sábado (19)

UBSs completam 45 dias com horário estendido

UBSs completam 45 dias com horário estendido