ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

NOTA DE ESCLARECIMENTO - 17/02/2021 (Atualizada)

Por Ascom 17-02-2021 | 16:06:32

A Prefeitura de Pelotas informa a ocorrência de um surto de Covid-19 em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), situada no Município. A Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de (SMS) realizou uma intervenção no local, na sexta-feira (12), depois de agentes da vigilância terem lavrado um auto de infração e constatarem irregularidades em uma vistoria realizada na quinta-feira (11), como o uso de copo de vidro em bebedouros, a utilização de toalhas de tecido nos banheiros, entre outros atos que contrapõem o Plano de Contingência de ILPIs.

No dia 1º/2 a SMS recebeu a declaração de um óbito como suspeito de Covid. No dia 3/2 saiu o resultado do PCR positivo. Desde este momento, a SMS iniciou as investigações na instituição e detectou funcionários positivados para a doença que não haviam sido informados para a vigilância epidemiológica municipal. 

A SMS realizou testes rápidos e PCR nos 62 idosos da casa geriátrica e nos 41 funcionários do estabelecimento, pois durante a testagem dois idosos foram transferidos para UTI. Após os resultados, 40 idosos positivaram. 

A SMS precisou remover, no sábado (13), 26 pacientes positivos para o coronavírus para leitos do Centro Covid e de hospitais da cidade, e mais seis nesta segunda-feira (15), totalizando 32 internos. Desse total, cinco já receberam alta e voltaram para casa de familiares. A ação teve como objetivo proteger os idosos e controlar o surto. Outros 22 residentes da casa, que negativaram para a doença, permaneceram no local sob observação e ainda há oito positivos em isolamento que aguardam transferência.

Até essa quarta-feira (17), em consequência do surto de Covid, foram registrados dez óbitos de idosos residentes do ILPI por coronavírus. As duas últimas mortes foram confirmadas nesta quarta. Os falecimentos ocorreram ao longo das últimas duas semanas. 

Monitoramento e notificação

O Município realiza monitoramento diário na casa, de forma presencial. A SMS requisitou ao proprietário do ILPI, por meio de um termo de notificação, que afastasse imediatamente os funcionários com sintomas gripais, que garantisse o atendimento aos idosos negativados com os testes rápidos para a doença - que permaneceram no local -, promovessem a sanitização urgente da casa, além de regularizar imediatamente os apontamentos identificados pela vistoria da vigilância. A ILPI também ficou com o dever de informar todos os familiares dos idosos da situação para que procedam, se assim entenderem, a transferência para outro local.

A Vigilância Sanitária da SMS informou nesta quarta-feira (17), que a ILPI passou por desinfecção na terça-feira, conforme acordado. O certificado da execução do serviço foi apresentado pela direção da instituição à secretaria.

Ministério Público

A SMS já informou a situação ao Ministério Público (MP). Todos os relatórios e notificações produzidos pela Vigilância Sanitária e Epidemiológica serão repassados ao MP até esta quarta-feira (17). 

A SMS desenvolve um trabalho permanente junto às ILPIs desde março de 2020, quando foi designada uma equipe exclusiva para prestar atendimento às ILPIs. Os acompanhamentos, pela SMS, são feitos permanentemente. Também foi criado um grupo de WhatsApp para facilitar e agilizar a comunicação entre o Poder Público e estas instituições, que sempre foram reconhecidas como fundamentais para o controle desta pandemia.

Carregando 0%
Carregando 0%