Nota de Solidariedade
A Administração Municipal de Pelotas manifesta seu repúdio às agressões verbais sofridas pelo vereador Michel Promove durante audiência pública ocorrida na Câmara de Vereadores na terça-feira (4).
As palavras utilizadas nos xingamentos têm origem em manifestações racistas, tendo sido recorrentes em frases ofensivas dirigidas a pessoas negras ao longo da história. Nosso Governo tem o sincero compromisso de combater a chaga que o racismo representa na sociedade brasileira, expressado de maneira concreta com a criação da Secretaria Municipal de Igualdade Racial (Smir).
A secretaria tem entre suas funções a construção de políticas públicas para a educação antirracista e o combate ao racismo, inclusive prestando acolhimento e orientações às vítimas desta violência. Nesta seara, é indispensável a conscientização das vítimas para que haja o registro formal do fato em uma delegacia de polícia, medida imediatamente adotada pelo vereador Michel. O boletim de ocorrência é um elemento fundamental para que as medidas legais possam ser aplicadas contra os agressores, levando o caso à Justiça.
É lamentável e ao mesmo tempo sintomático que em pleno novembro, Mês da Consciência Negra, um novo episódio de racismo venha a público em nossa cidade. Neste momento, prestamos nossa solidariedade ao vereador Michel e a todas as outras vítimas deste ato tão ignóbil.
Reiteramos nosso comprometimento com o combate a esta grave mazela de nosso país, colocando-nos ao lado de todas as pessoas que desejam um Brasil sem racismo e que lutam por esse objetivo.