Prédio é considerado praticamente pronto, faltando instalações complementares e arremates finais para conclusão

Obras do novo HPS atingem 89,68% do total do projeto

Prédio é considerado praticamente pronto, faltando instalações complementares e arremates finais para conclusão
Por Tânia Magalhães 28-11-2025 | 11:18:04
Tags:

A execução do projeto de construção do novo Hospital Regional de Pronto Socorro de Pelotas (HPS), à avenida Bento Gonçalves, 4.590, em área de 9,3 mil metros quadrados, encaminha-se para a finalização, com 89,68% das obras prontas. As intervenções são efetuadas pela empresa Construtora Augusto Velloso S/A, com fiscalização do Município, por intermédio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), com previsão de término em janeiro de 2026. O investimento contratado para o complexo foi de cerca de R$ 60 milhões, em março de 2022, com recursos do programa Avançar RS, do governo do Estado, e contrapartida da Prefeitura.

“Ao todo, 23 municípios da Zona Sul poderão direcionar pacientes para o futuro Pronto Socorro, modelo do Ministério da Saúde de hospital geral, com capacidade para atendimento especializado tipo II, com acolhimento de urgências e emergências. A unidade foi projetada para receber pacientes de Pelotas e da Zona Sul, do sistema público de saúde, contando com recursos humanos e tecnologias para casos clínicos e cirúrgicos. É é muito positivo ver que as necessidades dos serviços de saúde da população de Pelotas e região são percebidas pelo Ministério e pelo Estado. Com a conclusão desta obra, vamos estabelecer um novo modelo de gestão”, afirma o prefeito Fernando Marroni.  

Complexo atenderá 23 municípios - Fotos: Volmer Perez

Já está encaminhado, à Secretaria Municipal de Administração e, na sequência, à Procuradoria Geral do Município, termo aditivo ao contrato, possibilitando acréscimo e supressão de serviços – ajustes necessários para mais ou menos. O aditivo servirá para dar conta a serviços finais de instalações complementares, elétricas e central de automação da climatização. O termo precisa tramitar para que a empresa possa contratar os serviços e executar as instalações.
 

Além das instalações, os serviços finais pendentes incluem jardinagem e pavimentação dos estacionamentos e, segundo o secretário, ainda está no aguardo a aprovação de instalações elétricas junto à Equatorial Energia. Os projetos datam do período que a distribuição ainda era a cargo da CEEE e, com a transição para Equatorial, houve alteração de alguns padrões.

 Depois de executado o projeto, com o HPS pronto, chega a vez de equipar o prédio. Sobre a aquisição dos equipamentos, a Secretaria de Saúde informa que o Município está com parceria estabelecida com o Grupo Hospitalar Conceição, com as tratativas em andamento.

Obras estão quase finalizadas - Fotos: Volmer Perez

 O HPS terá 121 leitos clínicos, sendo 20 destinados a Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) – dez adultas e dez pediátricas. O Hospital contará com cinco salas cirúrgicas, instalações para recuperação e atendimento básico em cirurgia geral, traumato, bucomaxilo e cardiologia.

Os serviços atualmente em execução são:
- piso vinílico – 1º pavimento;
- pintura do forro e paredes – térreo;
- forro – térreo;
- sonorização – 2º pavimento;
- portas de alumínio – térreo;
- lançamento de cabos elétricos – térreo;
- combate a incêndio – 2º pavimento; e,
- luminárias – 1º pavimento.

Notícias Relacionadas

Prefeitura tem programação no Dia Mundial de Combate à Aids

Prefeitura tem programação no Dia Mundial de Combate à Aids

Pelotas fecha 11 meses com 56 casos de dengue

Pelotas fecha 11 meses com 56 casos de dengue

Carreta da Saúde do Agora Tem Especialistas terá permanência em Pelotas prorrogada

Carreta da Saúde do Agora Tem Especialistas terá permanência em Pelotas prorrogada

Caps terão olimpíadas no dia 10

Caps terão olimpíadas no dia 10