Em quatro estabelecimentos fiscalizados em Pelotas, mais de 250 quilos de carne e produtos foram recolhidos

Operação combate abigeato e comércio irregular de carne

Em quatro estabelecimentos fiscalizados em Pelotas, mais de 250 quilos de carne e produtos foram recolhidos
Por Tânia Magalhães 24-04-2024 | 15:48:22
Tags: abigeato , carne irregular , operação combate

A Prefeitura de Pelotas, por intermédio da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde (Visa/SMS), Brigada Militar, agentes da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Rio Grande do Sul e Polícia Civil desencadearam operação de combate ao abigeato e ao comércio irregular de carne. Na manhã desta quarta-feira (24), mais de 250 quilos de carnes e produtos foram recolhidos de quatro açougues localizados no Centro, Areal e Fragata.

De acordo com o servidor do Departamento de Vigilância Sanitária Municipal, Sidnei Louro Jorge Júnior, “as carnes e os produtos foram encontrados em situação de irregularidade, fosse por conservação inadequada em relação às exigências de boas práticas, fosse por falta de procedência. O objetivo da fiscalização foi, justamente, manter a comercialização apenas de itens em estado garantido para consumo e desfazer qualquer tentativa de passar adiante carne de abigeato”.

No primeiro açougue, os agentes da Saúde e da Segurança apreenderam 70 quilos de carnes bovina, suína e de frango, originalmente resfriados em estado de descongelamento, além de linguiça sem procedência. No segundo ponto, foram retirados do local um quilo de enroladinho de bacon vencido e 23 quilos de cortes mistos de carnes e hamburgueres congelados.

No terceiro estabelecimento, foram apreendidos 37 quilos de cortes mistos de carnes bovina e ovina, originalmente resfriados e em estado de congelamento. No quarto ponto, a apreensão foi de 25 quilos de carne bovina originalmente resfriada e em estado de congelamento, mais 115 quilos do mesmo produto congelado e encontrado em estado de descongelamento.

“Há regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária quanto às boas práticas para armazenamento de carnes e produtos derivados. As Resoluções são claras e as exigências rigorosas. Além da comprovação da procedência, que afasta a possibilidade do crime de abigeato e a comercialização clandestina, a observação da validade, das temperaturas e do acondicionamento indicados para cada item à venda nos açougues são regras indispensáveis para garantia da saúde do consumidor”, pontua Sidnei.

Notícias Relacionadas

Outubro Rosa da Farmácia presta serviços de saúde

Outubro Rosa da Farmácia presta serviços de saúde

Carreta da Saúde será aberta na manhã de sexta-feira

Carreta da Saúde será aberta na manhã de sexta-feira

8º Caps na Rua será dia 20 de novembro

8º Caps na Rua será dia 20 de novembro

Dia D de Multivacinação registra  aplicação de 5.743 doses

Dia D de Multivacinação registra aplicação de 5.743 doses