Prefeitura vai contratar mais 80 guardas e comprar viaturas para a GM
Por Joice Lima 27-04-2018 | 18:48:45
Neste sábado (28) será realizada a 100ª Operação Integrada - as ações, que começaram em julho do ano passado, fazem parte das atividades do Pacto Pelotas Pela Paz. Trata-se de um comboio de viaturas dos órgãos de segurança pública, que age sobre casos de perturbação do sossego público em locais estratégicos, comércio ilegal e abordagens a veículos e pedestres em áreas consideradas críticas. O secretário de Segurança Pública, Aldo Bruno Ferreira, afirma que cerca de 30% das Operações Integradas ocorreram no Laranjal.
Sobre a reivindicação de moradores para a colocação de um posto da Guarda Municipal (GM) no Laranjal, Ferreira assegura que é muito mais eficiente colocar viaturas e guardas nas ruas do que criar um posto, uma vez que o agente ficaria restrito ao local - sob pena de, ao abandoná-lo para atender uma ocorrência, ter o posto arrombado e material furtado.
Nesse sentido, o secretário recorda que estão em andamento um processo licitatório para a compra de novas viaturas para a GM e concurso público para a contratação de mais efetivo - outros 80 agentes.
Atualmente há duas câmeras de segurança em funcionamento no Laranjal - uma na ponte do Arroio Pelotas e outra na principal rótula de acesso à praia (Posto do Guga) - , mas a intenção da Secretaria de Segurança Pública (SSP) é aumentar o número de câmeras, assim que for possível.
Indicadores Criminais da Região Administrativa do Laranjal referentes aos anos de 2016, 2017 e aos três primeiros meses de 2018, apontam que houve uma redução no número de casos de roubo a pedestres registrados no primeiro trimestre deste ano (14 casos), em comparação ao mesmo período do ano passado (20). As informações repassadas pela Operação Avante, do 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM) foram organizadas pelo Observatório Municipal de Segurança Pública da SSP.
Outro dado positivo foi a ausência de registros de roubos a ônibus nos balneários nos três primeiros meses do ano, enquanto que em 2017 houve dois e em 2016, três casos. Os quadros informativos mostram, ainda, que o percentual que corresponde ao Laranjal, dos dados gerais de criminalidade no Município, é pequeno. Com relação aos roubos a pedestre, por exemplo, o Laranjal responde por 1,8% dos casos registrados na cidade no primeiro trimestre de 2018; roubos a estabelecimentos comerciais, 1%; roubos de veículos, 6% e homicídios, 4%.