ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Organização e agilidade garantem bom fluxo no drive de vacinação

Neste domingo (28), mais de 1,6 mil idosos com 72 anos ou mais foram imunizados no Centro de Eventos

28-03-2021 | 17:12:41

Um encontro de amigos, com direito a acenos de dentro dos carros e buzinas em forma de cumprimentos, sempre garantindo o distanciamento social e a proteção ao coronavírus. Esse foi o tom do drive-thru para vacinação contra a Covid-19, realizado neste domingo (28), em Pelotas, destinado aos idosos a partir dos 72 anos. No veículo em que estavam os amigos Gilberto Nunes, Maria Ernestina da Rosa e Jovina Castilho, o clima era de descontração. O trio de idosos foi levado ao Centro de Eventos pela jovem Amanda, a quem coube a responsabilidade de garantir que o grupo chegasse no horário para ser imunizado. Além dos três, outros 1.629 idosos também receberam a primeira dose da vacina neste dia. A vacinação segue na segunda-feira (29), desta vez para aqueles com 71 anos ou mais, também via drive-thru, das 9h às 17h.

Gilberto, Maria e Jovina ficaram tão faceiros com a vacina, que posaram para uma foto com a técnica em enfermagem que fez a aplicação nos amigos - Foto: Michel Corvello

Entre o público que esteve presente nos pavilhões, estava dona Rosa Eliana Figueiredo, professora aposentada da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas, mãe do governador Eduardo Leite, que foi levada pelo marido, José Luiz Marasco Cavalheiro Leite, para receber a imunização. “Feliz por estar me vacinando, vacina para todos”, disse.

Rosa Eliana foi uma das pessoas que receberam a primeira dose da vacina neste domingo (28) - Foto: Divulgação SMS

Os irmãos Araci e Antônio Rodrigues, de 72 e 83 anos, respectivamente, chegaram ao Centro de Eventos às 9h e antes do meio-dia já estavam indo embora para casa. “Tomei a vacina na semana passada e nesta vim trazer meu irmão. Ele tem que me obedecer e se imunizar”, brincou Antônio, que junto do irmão, compareceu em um fusca vermelho e chamou a atenção das pessoas que circulavam no local.

Iraci e Antônio foram juntos receber a vacina. O fusca vermelho chamou a atenção - Fotos: Michel Corvello

Já dona Vania Araújo não precisou que nenhum familiar a levasse para receber o imunizante. Foi sozinha de táxi e às 11h já estava sendo vacinada. Comentou que o motorista é um amigo da família e sempre conta com ele quando precisa de transporte. “Eu estava tranquila, quando chegasse vacina para a minha idade, eu viria. Me cuidei bastante, nem gripe tive nesse ano e estou bem de saúde, então aguardei com tranquilidade”, disse enquanto esperava na fila para ingressar nos pavilhões.

Os amigos Delmar Hadler e José Carlos Silveira também foram outra dupla que aproveitou o drive-thru para receber a vacina que protege do coronavírus. Da mesma forma que um dos irmãos Rodrigues, Hadler já havia se vacinado em outro momento, pois tem 83 anos, mas decidiu fazer companhia ao amigo de 72 anos. “Chegamos aqui às 7h40min, mas foi tudo muito rápido. Meus cumprimentos ao trabalho de todos, a estrutura está excelente”, comentou José Carlos.

Outro cidadão que também foi imunizado no drive deste domingo foi o vereador Dila Bandeira (PSDB), que tem 72 anos. Ele recebeu a primeira dose da Coronavac acompanhado de sua família, por volta das 11h.

Mais de 1,2 mil idosos foram vacinados pela manhã

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que foram disponibilizadas 1.900 doses da vacina, neste domingo. Até às 12h, mais de 1.200 pessoas já haviam sido imunizadas pelas equipes formadas por estudantes da área da saúde, técnicos em enfermagem e enfermeiros do Senac, Instituto Dimensão, Escola Estilo, Anhanguera e universidades Federal e Católica de Pelotas. 

Fotos: Michel Corvello

A organização e agilidade do processo foi garantida pela atuação dos agentes de Trânsito, que gerenciaram o fluxo de veículos no local, e pelos voluntários da Defesa Civil, que realizaram o cadastramento dos idosos e prestaram informações a quem às buscou. 

Além desses profissionais, os efetivos da Guarda Municipal e Brigada Militar também acompanharam todos os procedimentos, a fim de garantir a celeridade e segurança da atividade, que transcorreu sem intercorrências até às 17h, quando o drive-thru foi encerrado.

Fotos: Michel Corvello

Formulário agiliza vacinação

A Prefeitura lembra que o tempo entre chegar ao drive-thru, receber a vacina e ir embora, pode ser ainda menor, se o público optar por levar o formulário de vacinação preenchido com os seus dados pessoais. O documento está disponível para download no hotsite sobre o coronavírus, acessando aqui. No momento do credenciamento no local, os voluntários terão que preencher apenas a anamnese, com detalhes envolvendo alergias, comorbidades e outros detalhes clínicos da pessoa que será vacinada. A SMS esclarece que levar o formulário preenchido não é uma obrigação do cidadão, mas uma iniciativa do Município para dar mais celeridade no serviço prestado.

Idosos a partir dos 71 anos serão vacinados na segunda-feira

Nesta segunda (29), a Prefeitura realiza outro drive-thru, desta vez para imunizar idosos a partir dos 71 anos. Serão disponibilizadas 2.100 doses durante o dia para esse grupo prioritário. Para se vacinar, é preciso apresentar os seguintes documentos: identidade, cartão SUS ou CPF e comprovante de residência.

Veja a programação dos próximos drive-thrus:

- Segunda-feira (29) - idosos com 71 anos ou mais, serão disponibilizadas 2.100 doses; 

- Terça-feira (30) - idosos com 70 anos ou mais, serão disponibilizadas 2.200 doses.

Para os idosos que não conseguirem comparecer aos drive-thrus, haverá mais uma oportunidade de vacinação, só que nos pontos de imunização nos bairros, em sete escolas municipais: na quarta (31/3) para idosos de 73 e 72 anos ou mais. Na quinta-feira (1º/4) para idosos de 71 e 70 anos. Sempre das 10h às 17h.

Confira os endereços das sete escolas:

- EMEF Balbino Mascarenhas - rua Cândido Augusto de Mello, 415 (Simões Lopes) - 200 doses por dia;

- Colégio Pelotense - rua Marcílio Dias, 1.597 (Centro) - 400 doses por dia;

- EMEF Ministro Fernando Osório - avenida Fernando Osório, 1.522 (Três Vendas) - 400 doses por dia;

- EMEF Ferreira Viana - rua João Tomaz Munhoz, s/n° (São Gonçalo) - 200 doses por dia;

- EMEF Afonso Vizeu - rua Francisco Moreira, 285 (Areal) - 400 doses por dia;

- EMEF Francisco Caruccio - rua Leopoldo Brod, 3.220 (Três Vendas) - 200 doses por dia; e,

- EMEF Francisco Barreto - rua Triunfo, 2257 (Laranjal) - 200 doses por dia.

Informações importantes para se vacinar

A SMS alerta para os casos que devem apresentar atestado médico na hora de receber o imunizante. São eles:

- portadores de doenças reumáticas imunomediadas; 

- pacientes oncológicos, transplantados ou demais casos de imunossuprimidos; 

- pessoas que apresentaram reação anafilática confirmada a uma dose anterior de vacina Covid-19 ou a qualquer componente dos imunizantes. 

Além disso, quem faz uso de imunoglobulina humana deve se vacinar com, pelo menos, um mês de intervalo entre a administração da imunoglobulina e o imunizante, a fim de evitar que ocorra interferência na resposta imunológica. 

Não devem ser vacinadas as pessoas que apresentarem sintomas gripais ou demais doenças febris nas últimas quatro semanas.

Tags

coronavírus, 72 anos, idosos, centro de eventos, vacinação, vacina, covid-19

Carregando 0%
Carregando 0%