
Painel sobre violência no Brasil dá início ao Connex 2024
Com debates pertinentes acerca do cenário da violência no Brasil, o Connex – Conexão de Experiências em Segurança Pública e Prevenção às Violências – teve sua primeira atividade realizada na manhã desta quarta-feira (13), no Clube Caixeiral, em Pelotas. A partir das palestras dos professores Rodrigo Ghiringheli (PUC-RS) e Marcos Rolim (Uniritter-RS), temas como o aumento de delitos e o funcionamento do sistema carcerário brasileiro foram debatidos no evento.
Painel abordou o cenário nacional da segurança pública no Brasil. Fotos: Michel Corvello
A prefeita Paula Mascarenhas destacou a importância da atividade para fomentar a discussão e o pensamento crítico sob a ótica da segurança pública.
“Tivemos uma excelente primeira atividade. Ambos palestrantes, por meio desse panorama da violência no Brasil, trouxeram formas inovadoras de enfrentarmos esse problema. Certamente as falas inquietaram a plateia e é isso que nós queremos, visões diversas e provocadoras, pois não é fazendo as mesmas coisas que a gente vai mudar a realidade”, destacou a chefe do Executivo.
O primeiro painel do Connex apresentou elementos gerais sobre a situação da violência no Brasil, os quais servirão como subsídios para as demais discussões ao longo da programação do evento. Ao apresentar dados das taxas de índices criminais do Brasil, o professor e pesquisador da PUCRS, Rodrigo Ghiringhelli, que também representa o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, destacou a experiência positiva de Pelotas no enfrentamento da violência.
“Precisamos de exemplos como o de Pelotas, que tem enfrentado a violência por meio da prevenção. Enfrentar os desafios da segurança pública é vital para a sociedade brasileira e o investimento na prevenção ao delito, certamente, é o caminho mais importante para que possamos alcançar esses resultados”, frisou o palestrante.
Destacando a necessidade de investimentos, da ciência como aliada das políticas públicas e de um olhar mais humanizado para o atual sistema prisional brasileiro, o professor da Uniritter-RS, Marcos Rolim, também parabenizou Pelotas pelos resultados obtidos no âmbito da segurança.
“Nós temos em Pelotas um exemplo de redução da criminalidade muito acima da média estadual. Esse parece um avanço que ainda vai se prolongar por muito tempo, pois não é feito com base em opinião e ideologia, mas sim com ciência. É preciso que a ciência, cada vez mais, seja base dos estudos em segurança pública”, destacou o palestrante.
O Connex segue com programação de palestras, painéis e atividades integrativas ao longo desta quarta-feira (13). O cronograma completo de atividades pode ser acessado no link www.connexpelotas.com.br.
Quem apoia o Connex
O Connex/Reflexões sobre o futuro das cidades conta com o patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, do Detran/RS e dos bancos Banrisul, BRDE e Itaú. O evento tem o apoio da Embaixada da Colômbia no Brasil, da Universidade Senac Pelotas, Sebrae, da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), da Fundação Van Leer, da Peace in Our Cities, da Coalizão Brasileira Pelo Fim da Violência e da Vetorial Internet.