
Palestra aborda oportunidade e inclusão como medidas de segurança
Como última palestra de quarta-feira (13) no Clube Caixeral, o Connex Pelotas - Conexão de Experiências em Segurança Pública e Prevenção às Violências, trouxe a potência da atuação nas favelas, em relação às oportunidades e direitos, como tema central a ser discutido. Para debater sobre o assunto, as atrações Kessya Carati, especialista em inclusão e diversidade, Gabi Valente, diarista e empreendedora social, e Adriana Centeno, CEO do Kilombinho de Verão, apresentaram tópicos a serem destacados sobre a conexão entre segurança e desenvolvimento social, mediada pelo coordenador da Central Única de Favelas Pelotas (Cufa), Sandro Mesquita.
Atrações destacam o desenvolvimento social e educacional da comunidade, como ferramentas de prevenção à violência. Fotos: Janine Tomberg
“Meu trabalho se conecta com a segurança, pois no momento que uma mulher tem direito a uma economia justa, desenvolvimento social e educacional, ela leva esse ensinamento para o seu bairro, gerando situações de igualdade, inclusão e assim, aumentando a margem da segurança naquela comunidade”, afirmou Gabi Valente durante apresentação.
As palestrantes apresentaram suas ações com a comunidade, que vão desde a inclusão da criança, com a ação Kilombinho de Verão, até capacitação profissional, com o curso de diarista da Gabi Valente: Soluções para a Limpeza. Kessya Carati ainda mostrou as ações da Central Única de Favelas no Estado (Cufa), como a ExpoFavela, Mães da Favela e a Taça das Favelas.
A palestra foi finalizada destacando a importância de parcerias com iniciativas públicas e privadas, na ampliação de ferramentas de inclusão e oportunidades. O moderador da palestra e coordenador da Cufa Pelotas, Sandro Mesquita, exemplificou esta parceria, citando o programa Segue o Jogo do Governo Estadual, que junto à Cufa/RS, consiste no repasse de materiais e equipamentos esportivos a projetos voluntários sediados e atuantes no Rio Grande do Sul.
Quem faz o Connex
O Connex/Reflexões sobre o futuro das cidades é uma realização da Prefeitura de Pelotas e da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos e conta com o patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, do Detran/RS e dos bancos Banrisul, BRDE e Itaú. O evento tem o apoio da Embaixada da Colômbia no Brasil, da Universidade Senac Pelotas, Sebrae, da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), da Fundação Van Leer, da Peace in Our Cities, da Coalizão Brasileira Pelo Fim da Violência e da Vetorial Internet.