ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Desenvolvimento, Empreendedorismo e Inovação

Parceria garante 60 vagas para qualificação de mulheres em Pelotas

Programa do Governo Federal conta com o apoio da Prefeitura

Por Alessandra Meirelles – MTb/RS 10052 21-03-2025 | 15:24:04

O Programa Mulheres Mil abre vagas para cursos de artesã em biojóias e eletricista instalador predial de baixa tensão, em Pelotas. As vagas são destinadas a mulheres cisgênero, transgênero e travestis em situação de vulnerabilidade econômica e social. São 30 vagas para cada um dos cursos, com 160 horas cada, divididos em três encontros semanais presenciais, à tarde, na Colônia de Pescadores Z3.

Serão três encontros semanais na Colônia de Pescadores Z3 (Foto: Divulgação)

O Programa do Governo Federal é executado, em Pelotas, com o apoio do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) e da Prefeitura. O objetivo é atender mulheres a partir de 16 anos, para promover a formação profissional e tecnológica, e o aumento da escolaridade de mulheres em situação de vulnerabilidade social, por meio da garantia de acesso à educação, qualificação, e geração de renda. A prioridade nas vagas é para as mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade social e econômica; em contexto de pobreza e extrema pobreza; baixo grau de escolarização ou nenhuma escolarização; responsáveis pelo cuidado de filhas/os, ou de outros familiares; pelos cuidados da casa; e vítimas de violência.

Interessadas podem se inscrever na próxima terça e quarta-feira (25 e 26), das 18h às 21h15min, na Emef Raphael Brusque (avenida Raphael Brusque, 61), onde serão desenvolvidos os cursos. É necessário apresentar carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e Número de Identificação Social (NIS), se tiver.

A secretária de Desenvolvimento, Empreendedorismo e Inovação (Smedi), Paula Cardoso, diz que o Programa Bairro Empreendedor teve como território pioneiro a Colônia Z3, em 2022, que continua oferecendo formações aos empreendedores e empreendedoras, e com o Mulheres Mil, o poder público vai conseguir atingir mulheres chefes de família, mulheres com baixa escolaridade, e mulheres empreendedoras que desejam se qualificar.

A coordenadora do Programa Bairro Empreendedor, Letícia Duarte, explica que nesta semana foram realizadas conversas com diversas instituições parcerias, do local, como a Unidade Básica de Saúde (UBS), o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), a Emef Rafael Brusque, o Sindicato de Pescadores, armazéns, igrejas, para mobilizar a comunidade para as inscrições, para conhecer as principais áreas de necessidade e, a partir disso, definidos os cursos que serão oferecidos a partir de abril – a aula inaugural do curso de eletricista e instaladora predial de baixa tensão será dia 1º e o de artesã, dia 24.

Tags

programa, governo, Mulheres Mil, cursos

Carregando 0%
Carregando 0%