Partiu Futuro divulga a lista final de selecionados
Candidatos podem acessar a lista definitiva no site da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, na página do programa
A segunda edição do programa Partiu Futuro Reconstrução divulga a listagem final de selecionados. O programa garante que jovens de 14 a 22 anos e inscritos no CadÚnico façam a inserção profissional formal no setor público, por meio de contrato de Jovem Aprendiz com carteira assinada, salário mensal, vale-alimentação, vale-transporte, 13º salário, férias e FGTS.
O objetivo é ampliar possibilidades profissionais de jovens matriculados ou egressos do Ensino Médio, especialmente aqueles atingidos pelas enchentes de 2024. A segunda edição prevê investimento de R$ 99,5 milhões, garantindo a contratação de 2.785 jovens aprendizes em 75 municípios gaúchos.
O programa oferece, além de todos os direitos trabalhistas assegurados, um curso formativo, com fundamentos teóricos e profissionalizante no arco ocupacional de Serviços Administrativos, articulando teoria e prática ao longo de toda a jornada, além de benefícios, como apoio psicossocial, reforço escolar, telemedicina, seguro de vida e orientação jurídica.
Em Pelotas, os selecionados devem acompanhar os canais oficiais para realizar todas as etapas previstas. Para o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Fabiano Ornel, este é o início de uma jornada importante. “O programa combina experiência prática no setor público com carteira assinada, renda, formação profissional e acompanhamento social”, avalia.
De forma a reafirmar o compromisso com as juventudes, os jovens serão inseridos no programa por meio da Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (RENAPSI), uma organização com mais de 30 anos de atuação, reconhecida por unir educação, trabalho e tecnologia social, garantindo uma formação de qualidade e com impacto real na vida dos jovens.
“O Partiu Futuro Reconstrução II é fundamental porque rompe ciclos de vulnerabilidade social, especialmente para jovens atingidos por calamidades. Ele amplia perspectivas de futuro, fortalece a autonomia e prepara os jovens para o mundo do trabalho, ao mesmo tempo em que reafirma o papel do Estado na proteção social e na reconstrução do Rio Grande do Sul. Trata-se de um investimento direto nas juventudes como protagonistas do presente e do futuro, promovendo inclusão, dignidade e desenvolvimento social”, completa o secretário.
Para acessar a lista oficial de selecionados, basta conferir no site da Secretaria de Desenvolvimento Social, na página do programa.